Os animais vítimas das enchentes também estão recebendo apoio e tratamento com as consequências das chuvas na Região Metropolitana do Recife e municípios vizinhos.

Através do Grupo de Resgate de Animais de Desastres ( Grad-Brasil) que já resgatou mais de 40 animais que estavam presos, soterrados e feridos nos escombros do que sobrou das casas e de abrigos que não resistiram à força da chuva.     

A vinda da equipe de especialistas ao Estado foi articulada pela ativista Goretti Queiroz que entrou em contado com o Grad e intercedeu junto à Prefeitura do Recife para que o trabalho ganhasse apoio do poder público. Também tem integrado a ação, profissionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária, e outras instituições.  

“Entendemos que o momento é de acolhimento, tanto aos humanos que perderam seus parentes e casas, quando os animais que ficaram nos escombros e ilhados sem ter para onde ir e sem comida”, destacou Goretti acrescentando que toda vida importa.   

As fortes chuvas registradas nos últimos dias em Pernambuco deixaram rastro de mortes e destruição no estado. Mais de 100  pessoas morreram  com o  soterramento de suas casas  e  cerca de  sete mil estão desabrigadas, pois perderam tudo. 

O Recife e Região Metropolitana foram as mais castigadas. A tragédia também afetou os animai, alguns  morreram  soterrados junto com seus tutores; outros  sobreviveram, porém ficaram abandonados.  A situação dos  abrigos de animais foi dramática. Muitos foram atingidos pelas chuvas e ficaram alagados, preocupando os cuidadores que tiveram que pedir ajuda para resgatar os animais. 

Uma campanha foi lançar para arrecadar ração, coleiras repelentes, antipulgas, polivitamínico, toalhas, cobertores e outros itens de primeiros socorros. Toda doação deve ser entregue no edifício sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, bairro do Recife.