Evento mensal do Polo Moveleiro destaca o cultivo de flores do município, que atende por 80% da produção do Estado. Das 16h às 21h, haverá exposição fotográfica, venda de flores e plantas ornamentais e dança para celebrar a estação
Gravatá celebra a chegada da primavera promovendo uma edição para lá de especial do Tardes no Polo, neste sábado, 30 de setembro. Das 16h às 21h, a Rua Duarte Coelho, que sedia o tradicional Polo Moveleiro, vai virar um grande jardim, com exibição de plantas ornamentais e venda de arranjos florais, exposição fotográfica retratando a expressiva produção local e uma apresentação de dança com seis bailarinas em celebração à estação das flores. Até as famosas bonequinhas da sorte vão entrar no clima primaveril e distribuirão flores para os visitantes.
A saudação à primavera nesta quarta edição do Tardes no Polo é nada mais que justa: Gravatá já é responsável por 80% da produção de flores em Pernambuco, com destaque para o cultivo de gérberas, crisântemos, rosas, lírios e flores do campo em geral.
“Nos últimos anos, a produção de flores em Gravatá se desenvolveu bastante e o município é hoje o grande nome do setor no Estado. É um segmento que cresce muito e desperta a atenção também dos turistas, que já querem visitar as fazendas. Temos mais de 200 produtores locais de flores, além da agricultura popular. Para este Tardes no Polo, capacitamos alguns deles sobre empreendedorismo e também sobre arranjos florais, para que eles criem produtos que encantem moradores e turistas”, ressalta o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
A capacitação a que fala o gestor será oferecida, nos dias 26 e 28 de setembro, pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Juventude e focará principalmente os vendedores de plantas e flores do Beco do Pipiri. A região é famosa pelo comércio popular, com prevalência da venda de mudas e unidades de plantas, além de ramalhetes de flores.
Promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Lazer e Esportes, o Tardes no Polo foi lançado em 2023, como forma de movimentar o Polo Moveleiro, ponto obrigatório de visita dos turistas que buscam o artesanato, os móveis produzidos na cidade e a moda e gastronomia local. Da culinária regional ao tradicional bolo de noiva, passando pela experiência suíça das fondues de queijo e chocolate, é possível degustar uma variedade de pratos neste importante corredor comercial e cultural. Um detalhe: especialmente no dia do evento, mesas e cadeiras são dispostas nas calçadas, para que o público possa aproveitar as atrações culturais enquanto prova as iguarias.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
A proposta do Tardes no Polo é tornar a via principal do Polo Moveleiro num grande espaço de lazer e diversão, com atividades gratuitas, a exemplo de apresentações culturais, exposições e shows de forró pé de serra, MPB e música instrumental, realizados em três minipalcos montados ao longo da rua. O evento ocorre costumeiramente no último sábado de cada mês, sempre com uma temática diferente.
Para esta quarta edição, estão previstas também duas áreas para a garotada, uma delas com a Kombiteca, iniciativa lançada pela Secretaria de Assistência Social e Juventude, para promover oficinas culturais e fortalecer o hábito da leitura.
“A Kombiteca é um equipamento muito interessante, lançado dentro do Programa Criança Feliz, da Secretaria de Assistência Social, e que vem sendo muito bem recebido nas comunidades. Aproveito para agradecer à secretária Viviane Facundes por levar a Kombiteca ao Tardes no Polo. A cada edição, o evento cresce, atrai um público cada vez mais diversificado, não só de turistas, mas também de moradores, que estão curtindo o lazer gratuito na cidade. Nosso desafio é trazer sempre novos atrativos e temas que possam unir turismo, cultura e lazer”, afirma o secretário de Turismo, Cultura, Lazer e Esportes de Gravatá, Marllon Lima.
O Tardes no Polo terá espaço ainda para a inclusão. Jovens atendidos pelo Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) produziram fotografias a partir de visita técnica realizada a fazendas de flores do município e o resultado poderá ser conferido pelo público. A programação contempla ainda uma performance com crianças portadoras de deficiências, beneficiadas pelo Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (Serc).
Ainda no clima da primavera/verão, os lojistas de moda da região promoverão um pequeno desfile de looks ideais para curtir a temporada de sol sem abrir mão do charme, marca registrada do figurino dos visitantes que buscam as temperaturas mais amenas características do destino.
SERVIÇO:
Tardes no Polo – Sábado, 30 de setembro, das 16h às 21h, com shows, espetáculos de dança, exposições, oficinas e brinquedos infantis. Gratuito na Rua Duarte Coelho, em Gravatá.