O governo francês, por meio da rede de Alianças Francesas, lançou a campanha #plusloin (em português, mais longe), que convida jovens do mundo inteiro a aprenderem o francês e, assim, expandir seus horizontes. A campanha, totalmente digital, é dirigida para pessoas entre 18 e 25 anos e disponibiliza, em 34 países, interlocutores para uma conversa em francês em tempo real, via Whatsapp. O objetivo é incentivar os jovens a se aventurar no novo idioma e descobrir como a língua francesa pode ajudá-los a ir mais longe – nos estudos, na experiência de vida, na concretização de sonhos, no sucesso profissional.
A campanha #plusloin reúne, ainda, o depoimento de pessoas que tiveram o apoio da língua francesa para chegar mais longe. Participam celebridades de várias nacionalidades, como a atriz e cantora de origem inglesa Jane Birkin e a coreógrafa e diretora espanhola Blanca Li, dentre tantas outras. A campanha apresenta também jovens anônimos com belas histórias de sucesso e superação.
Um bate-papo em francês – Além de um site dedicado e dos posts nas redes sociais, a campanha disponibiliza um número de WhatsApp – +33 6 99 82 13 75 – onde os interessados poderão entender um pouco mais sobre o alcance da língua francesa e as portas que o idioma pode abrir. Quem atende do outro lado é um residente do país, fluente em francês. Como a campanha é mundial, o dispositivo está disponível em seis idiomas: português, inglês, árabe, chinês, espanhol e russo.
A campanha #plusloin tem como objetivo mostrar que o francês é, numa escala internacional, uma língua moderna, acessível e que pode desvendar novas oportunidades profissionais. Só no Brasil, são cerca de 1.000 empresas francesas em operação.
Atualmente, 300 milhões de pessoas falam francês em todo o mundo, segundo a Organização Internacional da Francofonia. A rede de Alianças Francesas congrega 830 escolas em 134 países, 34 delas estão no Brasil, inclusive em Pernambuco, através da Aliança Francesa Recife, e reúnem cerca de 22 mil alunos. As Alianças são instituições sem fins lucrativos e uma parte das vagas é destinada a alunos carentes.
A campanha #plusloin acontece simultaneamente em 75 países. A primeira fase, que inclui a participação por WhatsApp, vai até o dia 02 de outubro. #plusloin é desenvolvida pelo Instituto Francês, órgão encarregado da promoção da cultura francesa no exterior e visa também a acompanhar e apoiar o retorno das atividades em toda a rede de ensino do francês, impactada pela pandemia neste ano de 2020. Mais informações pelo site https://plusloin.io/pt.