Investimento da Fundarpe e Empetur para contratação de artistas e grupos é de R$ 18 milhões, atendendo em 110 municípios
O Governo de Pernambuco investiu R$ 18 milhões no Ciclo Junino 2023 para promover a interiorização com o objetivo de ofertar uma programação com atrações artísticas que tenham a identidade dos festejos e a cultura pernambucana. Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) foram realizadas 728 contratações, atendendo 110 municípios. O pagamento aos artistas e grupos contratados já teve início.
Dando prioridade aos artistas e grupos classificados na Convocatória do Ciclo Junino, o investimento foi voltado exclusivamente para a contratação das atrações, sendo 32,71% na RMR e 68,29% no interior. Grupos de forró, da tradição junina e de cultura popular somaram 70,39% das contratações.
Vale ressaltar que além do apoio aos municípios, a Fundarpe também apoiou vários encontros tradicionais de São João por todo o estado.
Renata Borba, presidente da Fundarpe, destaca o valor que o Ciclo Junino tem para a preservação do patrimônio cultural do Estado. “O Governo do Estado, num compromisso de fomentar a produção artística local e difundir as tradições de nosso povo, apoiou os festejos juninos de mais de 100 municípios, consolidando o São João pernambucano como uma das maiores celebrações do Brasil.”
O São João de Pernambuco garantiu a circulação de músicos, bandas e grupos da tradição junina em festas espalhadas por todas as regiões, além de ter fortalecido eventos já tradicionais que caracterizam os festejos no estado.