Visitantes de várias partes do Brasil e de países da América do Sul marcaram presença no evento marcaram presença no evento

Foram 4 anos longe para 4 intensos dias de reencontro. Os principais players do setor vidreiro, além de vidraceiros, arquitetos, engenheiros e profissionais do mercado, voltaram aos pavilhões para a edição de 2022 da Glass South America. Pessoas de várias regiões do Brasil e da América do Sul estiveram presentes. Ao todo, 16 mil visitantes passaram pela feira, de 29 de junho a 2 de julho. Para o diretor da Unidade de Negócios da NürnbergMesse Brasil, Alexandre Brown, esta edição teve uma marca especial.  “A feira deste ano recebeu o nome de ‘Reencontro do Mercado Vidreiro’. Todos estavam carentes de se encontrar pessoalmente, e a Glass proporcionou isso num momento desafiador para o mercado”.

“Nós estávamos na contagem regressiva para a Glass. Todos os dias foram incríveis. Viemos com a proposta de estreitar relacionamento e reforçar a marca, mas a experiência foi além e rendeu novos negócios”, comemorou Rodrigo Cinti, gestor comercial da Tempermax.

Felicidade compartilhada com Danilo Gatto, diretor Comercial e Marketing do grupo New Glass. “Nossa ideia principal era alavancar a marca no mercado, mas a feira adicionou um tom comercial. Conseguimos fazer grandes negócios. Superamos em 4 vezes o número que tínhamos como meta”, contou o executivo, que garantiu a presença da empresa na próxima edição.

A equipe da Pado, expositora pelo primeiro ano, também se surpreendeu com o resultado. “Viemos com a estratégia de conhecer o segmento, ouvir o vidraceiro, entender o mercado e receber feedbacks. Para nossa surpresa, estamos voltando para casa com negócios fechados e muitas parcerias”, afirmou Sérgio Luis Ribeiro Júnior, supervisor de Novos Mercados da companhia.

MAIS NEGÓCIOS

Um grupo de 15 importantes players da América do Sul foi convidado exclusivamente para participar da Glass South America. Eles foram trazidos ao Brasil pela NürnbergMesse Brasil. A iniciativa faz parte do Projeto Comprador, que tem o objetivo de fomentar negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras, referências no setor vidreiro. “São empresários com grande potencial de investimento e que vêm preparados e dispostos a fazer negócios”, afirmou Alexandre Brown, diretor da unidade de Negócios da NürnbergMesse Brasil.

VIDRO EM AÇÃO

Um dos destaques da Glass South America foi  a iniciativa “Vidro em Ação”. Um espaço foi projetado no meio do pavilhão para fazer testes de segurança e resistência em tempo real, todos em parceria com o Laboratório Falcão Bauer da Qualidade. 

Ao longo dos quatro dias de evento, foram 16 apresentações de produtos e sistemas que, além dos testes, também debateram as atualizações das normas técnicas. Este ano, a atração foi apresentada por Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro e Serralheiro, que elogiou a feira. “A Glass está incrível! Ver essa quantidade de máquinas nos mostra que o mercado está em pleno desenvolvimento”, afirmou.

O espaço foi uma iniciativa da NürnbergMesse Brasil em parceria com  a Abravidro e contou com o apoio da ABNT, AGC, AGMAQ, AL Indústria, Cebrace, Divinal Vidros, Eastman, GlassecViracon, Guardian, Tec-Vidro, Tempermax e Vidro Certo.

Glass Performance Days (GPD)

A Glass South America ainda foi palco do Glass Performance Days, fórum internacional que debateu as principais inovações do setor no mundo. Criado na Finlândia, é realizado também na China e no Brasil.

Os visitantes puderam acompanhar nove palestras, em formato híbrido, que destacaram o que há de mais moderno e inovador na utilização do vidro. A curadoria foi feita pela equipe na Finlândia, mas com foco no mercado local.

O GPD South America 2022 teve patrocínio exclusivo da Guardian e apoio das empresas Dow, Eastman, Folienwerk-Wolfen, Glaston e Support Glass e a MM4 Glass. Além do suporte institucional da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos).

2023

A próxima edição da Glass South America foi antecipada para 2023 e será realizada de 27 a 30 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista. “Estamos mudando o ciclo deste evento. Sempre fizemos em anos pares, mas vamos mudar para ano ímpar para evitar o acúmulo de eventos do setor, que tradicionalmente é realizado em ano par. Depois de 2023, a próxima será em 2025”, explicou o diretor da Unidade de Negócios da NürnbergMesse Brasil, Alexandre Brown.

A New Glass já é uma das presenças garantidas. “Estaremos em 2023, até já reservamos o espaço”, afirmou o diretor Comercial de Marketing da empresa.

Para Iara Bentes, superintendente da Abravidro, entidade que organiza o evento em parceria com a NürnbergMesse Brasil, a expectativa para o próximo ano está altíssima. “Foi uma feira muito positiva e a gente já está esperando 2023. Houve um investimento grande dos expositores e o público correspondeu à altura”, comemorou.