Impactos de novo sistema variam conforme setor da economia

É uma matéria que, apesar de ser técnica do ponto de vista financeiro e econômico, impacta a vida real da população brasileira e principalmente na vida dos empreendedores. A simplificação digital tributária é uma das propostas mais arrojadas de combate à burocratização. A proposta visa facilitara vida de quem empreende no país, reduzindo os custos eespera-se que o consumidor final possa também ser beneficiado com as alterações.

O que é reforma tributária?

A principal mudança com a Reforma Tributária será a extinção de cinco tributos, que representaram quase 38%, e a extinguindo tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS e a criação de dois impostos  (IBS e CBS) para substituir os cincos que existem hoje. A reforma visa simplificar e modernizar o sistema tributário e impulsionar a economia do país eliminando a complexidade do atual sistema tributário.

Para a especialista Rafaela Gallote, um dos principais pontos da PEC é a unificação de tributos, que busca substituir o complexo regime de impostos federais, estaduais e municipais e com isso é tornar o sistema mais eficiente, atendendo custos operacionais para as empresas e tornando a arrecadação mais simples e transparente para o governo

O setor de serviços hoje representa 70% do PIB do Brasil, e o que mais emprega, poderá ter alguns impactos positivos e outros negativos, como por exemplo os que terão alíquota reduzida em 60%, serviços de transporte coletivo, de saúde,educação, cibernéticos, de segurança da informação e de segurança nacional serão beneficiados. “É importante que as empresas comecem a se organizar financeiramente e tributariamente para o início desta Reforma para que naprática não seja pego de surpresa. Ter um especialista que cuide desta área na empresa é de extrema importância pois o período de implantação e transição sempre são delicados para o mundo empresarial seja ele o ramo que for. ExplicaRafaela Gallote.

Fonte: Assessoria de Imprensa.