Dentro das atividades da Semana de Meio Ambiente, que acontece em Fernando de Noronha até este sábado, o programa Mãe Coruja ofereceu um curso sobre plantas medicinais para gestantes, mulheres e famílias cadastradas no programa. Intitulado de “Bem-estar, saúde e beleza”, o curso foi realizado no Canto Mãe Coruja, localizado na Unidade de Saúde Família – Dois Irmãos, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA.

Durante os dois dias do curso, as participantes aprenderam a confeccionar máscaras relaxantes, travesseiros com ervas para insônia, sais de banho, óleo corporal perfumado, sabonete medicinal de aroeira e sabonete líquido para lavabo, essência com cascas de limão, inseticida natural, repelente, etc. Também receberam orientações sobre o uso racional das plantas, o reaproveitamento de alguns materiais recicláveis para embalagens e a criação de produtos artesanais utilizando plantas.

A enfermeira Ana Carolina, Gestora do Canto Mãe Coruja – Fernando de Noronha, explicou que o objetivo do curso foi ensinar as pessoas utilizarem as plantas na saúde e na beleza, através dos produtos cosméticos criados, proporcionando, dessa forma, o bem-estar de quem utiliza.

“O propósito das aulas foi fazer o resgate e a valorização da cultura popular sobre plantas medicinais, também sobre a questão do reaproveitamento de materiais e os produtos artesanais produzidos, que servem como uso doméstico e geração de renda para as famílias do arquipélago.”

O  curso também marcou a retomada do Programa Mãe Coruja na ilha, depois de um período suspenso por conta da pandemia. Porém, mesmo com as atividades presenciais interrompidas, o acompanhamento das gestantes foi mantido, oferecendo assistência no período do pré-natal, com atendimentos de forma remota com profissionais do programa, além da articulação com o Mãe Coruja Recife para as visitas de acolhimento (seguindo todos os protocolos de saúde) durante a estadia delas no hotel parceiro da Administração.

Com a volta das atividades presenciais na ilha, estão sendo oferecidas para as famílias ações integradas com esporte, lazer e cultura, orientações para uma alimentação mais saudável, cursos de qualificação profissional, oficinas e cursos de desenvolvimento infantil, entre outros.

O Mãe Coruja, criado pelo Governo de Pernambuco, foi implantado em Noronha em 2018. Desde então, tem contribuído efetivamente para o bem-estar de gestantes e crianças, além do fortalecimento dos vínculos comunitários e identitários da população noronhense. “A missão do Mãe coruja Noronha é contribuir para a promoção do desenvolvimento humano através do empoderamento das mulheres e famílias da ilha, com a indução de políticas públicas de atenção integral à gestante e à criança na primeira infância. Reforçar os vínculos afetivos, familiares e comunitários na perspectiva da promoção do desenvolvimento humano”, destaca Lilia Simões, Coordenadora Estadual do Programa Mãe coruja Pernambucana.