Premiação, que reconhece a inovação e a excelência do agronegócio, terá sua 35ª edição realizada na Expointer 2023; inscrições iniciam são válidas até 31 de julho
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está com as inscrições para a 35ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra abertas até 31 de julho, pelo site Melhores da Terra. Para participar, é preciso ser fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas ou empresa de softwares focada na evolução do setor e expositor na Expointer 2023, considerada a maior feira da agropecuária da América Latina, que será realizada entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro em Esteio (RS).
Além das categorias “Novidade Expointer Agricultura de Escala” e “Novidade Expointer Agricultura Familiar”, os produtos e sistemas podem, este ano, ser inscritos gratuitamente em uma nova categoria: “Inovação Digital Expointer”. Para se inscrever nas categorias “Novidade”, os candidatos devem ser potencialmente capazes de contribuir para a produção e produtividade agrícolas, bem como para a segurança e qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente. Já os interessados em se inscrever na categoria “Inovação Digital” devem se relacionar com os seguintes temas: Inovação Digital; Novidade Digital; Soluções Digitais para o Agro; Agricultura 4.0; Tecnologias Virtuais Aplicadas ao Agro; Tecnologias em Agricultura Digital; Agro Tecnologia Digital.
“Estamos muito felizes em voltar a realizar o Prêmio Gerdau Melhores da Terra na Expointer em sua 35ª edição, reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento da cadeia do agronegócio. A nova categoria reflete a importância da jornada de transformação digital da Gerdau e da geração de valor compartilhado para os nossos clientes por meio da oferta de soluções e produtos ainda mais inovadores e tecnológicos”, afirma Débora Junge Baum, líder de marketing da Gerdau.
A escolha dos vencedores é feita por uma comissão julgadora formada por professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil e da Argentina, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Passo Fundo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e OInstituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM). O Prêmio Gerdau Melhores da Terra avalia bianualmente produtos desenvolvidos pela indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e aponta as maiores inovações do setor e já ocorreu também, neste ano, durante a Agrishow 2023.
“Com o prêmio, buscamos estimular a qualidade e a produtividade das empresas participantes, bem como a pesquisa desenvolvida pela academia e pelo setor agroindustrial e, com isso, contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aprimoramento dos equipamentos”, completa Débora.
A divulgação dos vencedores acontece no dia 28 de agosto, no estande da Gerdau no evento, enquanto a premiação ocorre no estande dos ganhadores. A Expointer reunirá diversos produtores e expositores entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, em Esteio (RS), para debater o que há de novo na indústria agropecuária.
Serviço – Prêmio Gerdau Melhores da Terra | Expointer 2023
Inscrições: abertas a partir do dia 26 de junho e terminam dia 31 de julho
Data do evento: 26 de agosto a 3 de setembro
Local: Expointer | KM 13 da BR 116 (via lateral) em Esteio/RS
Site para inscrição: Melhores da Terra
Sobre a Gerdau
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).