No Dia do Gari, Câmara Municipal do Recife promove Sessão Solene em homenagem aos trabalhadores da Limpeza Urbana

Na tarde desta segunda-feira, 16, data em que se comemora o Dia do Gari, o Plenário da Câmara Municipal do Recife promove, às 15h, uma SESSÃO SOLENE em homenagem aos Trabalhadores da Limpeza Urbana do Recife, profissão tão importante para nossa sociedade.
Com requerimento de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), a solenidade vai prestar homenagem a diversos Garis que prestam relevantes serviços à cidade. “Será um momento importante, emocionante e inesquecível para o Recife, onde iremos reconhecer de forma oficial o compromisso que esses profissionais têm com o povo recifense” relatou o vereador.

A categoria tem como principal função profissional realizar a coleta de lixo nas ruas e a varrição. Eles atuam distribuídos pelos mais diversos locais das cidades e trabalham realizando a limpeza das vias públicas.

EM TEMPO:
Rinaldo Junior – é também Presidente da Força Sindical de PE. A Força é a Central Sindical da categoria, cujo sindicato filiado, o Stealmoaic representa os trabalhadores garis.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Por que a data 16 DE MAIO é comemorada Dia do Gari?

Uma história que enobrece a categoria!

“O Sr. Aleixo Gary, de origem francesa, no dia 10/10/1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. A repercussão do seu trabalho logo se espalhou por todo o Império e, desde então, os operários da limpeza pública passaram a ser conhecidos por “garis”, sendo fundamentais na manutenção da qualidade de vida nas cidades.
Cronologicamente, nossos honrados e competentes trabalhadores nos serviços de limpeza urbana, independente das suas funções especificas (coletores, varredores, capinadores auxiliares de remoções ), ou outras denominações funcionais, incansáveis no cumprir de suas extenuantes jornadas, são conhecidos e tratados pela população pela denominação “GARI”, advinda do nome próprio do Sr. Aleixo Gary, primeiro empresário que assinou contrato de prestação de serviços para limpeza da cidade do Rio de Janeiro, ainda, no período do Império no Brasil. E

Entende-se que, desde daquele distante século XIX, a extremada importância destes serviços, e muito mais, quanto são fundamentais estes trabalhadores para as condições sociais dos munícipes, principalmente, para sustentação de melhores condições e qualidade de vida em sociedade, inclusive, ressalte-se de proteção contra epidemias e até mesmo endemias, advindas da sujeira, lixos e outros desleixos, comuns e frequentes nos conglomerados habitacionais, necessariamente, vindos das irresponsabilidades políticas dos governantes.
É por esta razão que neste dia vemos homenagear este importante profissional, tão pouco lembrado, muito menos homenageado. Nossos parabéns a todos os Garis de Pernambuco e do Brasil!”