Maior bloco do mundo vem com 30 trios elétricos e seis alegorias em referência às manifestações do carnaval de Pernambuco, homenageadas este ano pela agremiação.
“Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”. É com este tema que o maior bloco do mundo ganhará as ruas do Centro do Recife, a partir das 9h do próximo sábado (1º), numa festa para um público estimado de mais de dois milhões e meio de foliões, espalhados em um percurso de 6,5km – com início no Forte das Cinco Pontas e término na Rua do Sol. Trinta trios elétricos vão animar a multidão no desfile, que contará ainda com seis alegorias que, este ano, vêm com referências a vários personagens e tradições carnavalescas oriundos do sertão ao litoral do Estado.
“O Galo continua seguindo suas diretrizes e seus compromissos de fazer o melhor carnaval, sempre com base na cultura pernambucana, com os artistas locais e sempre incentivando os núcleos que fortalecem o nosso carnaval de rua, como o frevo, o maracatu, o caboclinho e outras manifestações”, explica o presidente da agremiação, Rômulo Meneses. Ele aproveita para reforçar o convite para que os foliões ocupem, mais uma vez, as ruas do Centro do Recife, neste sábado: “é uma festa aberta ao público, feita pelo povo e para o povo, nosso propósito sempre foi e sempre será esse. Convocamos, então, todos para virem, mais uma vez, engrossar as fileiras no nosso desfile”, acrescenta.
No comando dos trios elétricos, nomes como Elba Ramalho, Gustavo Travassos, André Rio, Almir Rouche, Marron Brasileiro, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Michelle Melo, Bia Villa-Chan, Gerlane Lops, Nonô Germano e os maestros Forró e Spok farão a alegria da multidão ao longos dos 6,5km de percurso. Quem estiver nas proximidades do Camarote Oficial, montado na Praça Sérgio Loreto, também poderá conferir duetos de algumas dessas atrações com os artistas presentes no espaço, entre eles João Gomes, Priscila Senna, Michel Teló, Gabi Amarantos, Chico Cézar e Pabllo Vittar. Alguns desses, inclusive, seguirão no trio até o término do cortejo, na Rua do Sol.
Uma das novidades deste ano no Galo é uma ala formada por pessoas com deficiência, que irá abrir o espetáculo de rua e desfilar, no chão (acompanhando o primeiro trio elétrico), do início do percurso até o Camarote da Acessibilidade. “Será a inclusão da troça carnavalesca ‘Como Tu Tamo Aqui’, que vai fazer um cortejo para o Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa. Vamos sair com cerca de 200 pessoas, entre PCDs, acompanhantes e equipe anticapacitista, incluindo audiodescritores e intérpretes de Libras. É um trabalho muito bonito e que envolve bastante empenho, de pessoas com e sem deficiência”, explica Liliana Tavares, responsável pela iniciativa.
O percurso do desfile mantém-se sem alterações em relação aos últimos anos: com início no Forte das Cinco Pontas (local onde é realizado, tradicionalmente, o Café da Manhã do Galo, a partir das 7h). Pontualmente, às 9h, quando uma queima de fogos anuncia o início da festa, o cortejo segue pela Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol. A dispersão ocorre na Praça da República e Rua do Imperador.
“Como ocorre todos os anos, nossa diretoria realiza todo um trabalho de planejamento, que começa seis meses antes do carnaval e, desde o início deste ano, realizamos duas reuniões com o GT (Grupo Técnico) Carnaval, coordenado pela Secretaria de Defesa Social, além de vistorias em todo o percurso a fim de verificarmos, com antecedência, pontos de melhoria no trajeto do desfile”, explica Rodrigo Menezes, vice-presidente do Galo.
Nas reuniões do GT Carnaval – do qual fazem parte, além do Galo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, CTTU, Neoenergia, empresas de telecomunicações, Emlurb, entre outros -, são apresentados os planejamentos de cada órgão, dentro de suas competências, para o desfile do Sábado de Zé Pereira. “O nosso, para este ano, é o mesmo que foi executado em 2024: nós vamos estar, no dia, com um efetivo de 2 mil seguranças privados, fazendo todo o apoio aos trios para garantir o deslocamento com segurança desses equipamentos; cinco postos de saúde com mais de 300 profissões da área, trabalhando para atender ao folião que necessite de atendimento; mais de 300 bombeiros civis e 180 diretores para garantir a condução e entrega de tudo o que foi planejado”, cita Rodrigo.
Tudo isso, claro, só da parte do bloco, frisa o vice-presidente: “fora isso, entra todo o apoio do Estado, município e Governo Federal. Por exemplo, o efetivo do Samu, que corresponde a mais cinco postos de saúde, fora os cinco disponibilizados pelo Galo”. Sobre esse serviço, Rodrigo explica que o trabalho resulta num percentual de menos de 1% de remoção dos atendimentos médicos, durante o desfile do Galo. “A gente consegue realizar (o atendimento) dentro do próprio evento, sem sobrecarregar o sistema público de saúde. Também temos o efetivo das polícias Civil e Militar, Tribunal de Justiça, Guarda Municipal, CTTU, Emlurb e outros. Uma operação, de fato, que é sucesso e referência a nível nacional”, finaliza.
ALEGORIAS E FANTASIAS VÊM EXALTANDO FIGURAS DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO
Do Galo ao Bacalhau e do sertão ao litoral pernambucano, algumas das mais emblemáticas manifestações do carnaval do Estado estarão representadas nas seis alegorias que compõem o desfile do maior bloco do mundo. Os carros, assinados pelo artista plástico Sandro Nóbrega – pelo terceiro ano à frente do trabalho -, farão menção a personagens como la ursa, papangus, caboclos de lança e, claro, passistas de frevo.
O primeiro deles é o carro dos clarins – que irá transportar doze músicos que anunciam o início do desfile –, com os estandartes do Galo e do Bacalhau do Batata (representantes, respectivamente, do começo e do fim do carnaval do Estado), estampados ao fundo. “Em seguida, vem o famoso abre-alas, com a escultura do Galo de 4,5 metros de altura, que vem, este ano, todo em prata e dourado. Muito brilho e riqueza pra representar a majestade que ele é da folia pernambucana”, revela Sandro.
Na sequência, os carros “Carnaval Multicultural” e “Pernambuco Nação Cultural”, trazem, respectivamente, referências aos carnavais do Grande Recife e também do agreste, sertão e zona da mata. Ambos virão com esculturas de personagens típicos da folia nessas regiões. “Serão, ao todo, quatro elementos em cada alegoria: caboclinho, la ursa, passista, boneco gigante, careta, papangu, caboclo de lança e caipora”, detalha Nóbrega.
O tradicional carro do “Bonde” vem, este ano, representando os tradicionais bailes de carnaval do Recife e traz figuras em preto em branco num cenário com muito colorido, confetes e serpentinas. Por fim, a sexta e última alegoria vem com tema “Do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval” e traz as figuras do Galo e do saudoso Izaías Pereira da Silva, o famoso “Batata” fundador do Bacalhau do Batata.
Em cada uma dos seis carros, grupos de fantasiados também irão representar, nos seus figurinos, assuntos referentes ao tema que exalta o carnaval de Pernambuco. O abre-alas, por exemplo, virá com passistas, caboclinhos e rei e rainha do maracatu. Já nas alegorias “Carnaval Multicultural” e “Pernambuco Nação Cultural”, as fantasias farão menção tanto ao carnaval da Região Metropolitana do Recife (cirandeiros e passistas, por exemplo) quanto ao das regiões da zona da mata, agreste e sertão. “No universo da folia no interior, incluímos os caboclos de lança, caboclinhos e a Mulher da Sombrinha, que é uma boneca gigante famosa no carnaval de Catende. Também haverá representação das tribos indígenas, papangus, caiporas e caretas, oriundos do agreste”, revela Anderson Gomes, responsável pela criação das fantasias de dois carros.
Gomes destaca, ainda, a presença – na alegoria que remete ao carnaval do interior pernambucano – de pessoas fantasiadas de bichos, representando a tradição na folia de Salgueiro. “Escolhemos figurinos de espécies específicas do sertão pernambucano, como o carcará, a arara azul e a cobra jiboia. Eles vão compor esse universo da “Bicharada”, famoso no carnaval dessa região”, acrescenta.
Na alegoria do “Bonde”, Gomes criou 18 diferentes figurinos representando alguns dos personagens, comumente, encontrados nos tradicionais bailes carnavalescos da capital pernambucana. “Teremos rei momo, anjo, diabo, bobo da corte, egípsia, árabe, Lampião e Maria Bonita, Mateus e Catirina, entre outros. Destaque para a ‘Alma do Frevo’, fantasia que inventamos para desfilar nesse carro”.
“Já no carro ‘Do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval’, optamos por mostrar a alegria dos foliões durante todo o reinado de momo. Daí, temos colombinas, pierrôs, arlequins e caboclos de lança, para representar todas essas pessoas que se fantasiam para brincar o carnaval”, explica Francisco Câmara, carnavalesco que assina as fantasias de quatro das seis alegorias deste ano do Galo.
O desfile 2025 do Galo conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Esportes da Sorte, Amstel, Sorriso, Bradesco, Jeep, Seara, Assaí Atacadista, Vivo, Tintas Coral, O Boticário, Ala, Novelis, Pitu, Brasilgás, Esmaltec, Indaiá, Rádio Recife, Bacalhau da Noruega, Fecomércio, Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco e é uma realização do Galo da Madrugada, Ministério da Cultura e Governo Federal.
GALO TAMBÉM IRÁ ANIMAR OS FOLIÕES MIRINS E OS CARNAVAIS DE SÃO PAULO E DE FERNANDO DE NORONHA
Pelo quarto ano, o maior bloco do mundo irá animar o carnaval de São Paulo. Na terça-feira de carnaval, dia 04 de março, o Galo fará um desfile no Ibirapuera, a partir das 9h. O cortejo, aberto ao público, será pela Avenida Pedro Álvares Cabral – do Obelisco do Ibirapuera até o Monumento às Bandeiras. Dois trios elétricos, alegorias e um corpo artístico de 200 pessoas (entre passistas, orquestras, maracatus, palhaços, clarins, porta-estandarte, entre outros) farão a festa para um público estimado entre 200 e 500 mil foliões na capital paulista.
No mesmo dia, a agremiação também fará sua estreia no carnaval do Arquipélago de Fernando de Noronha. A apresentação, prevista para a madrugada da terça para a quarta-feira de cinzas, será na Praça São Miguel e vai encerrar os festejos de momo deste ano da ilha. Para o desfile, o maior bloco do mundo levará seu estandarte, passistas, destaques fantasiados, orquestra de frevo e elementos alegóricos – entre eles, uma escultura do Galo de 3 metros de altura.
“É com muita alegria que nós recebemos esse convite para participar, pela primeira vez, do carnaval de Fernando de Noronha. É o Galo se fazendo presente do sertão ao extremo litoral de Pernambuco. É muito importante, estamos muito felizes e esperamos que não seja a última vez que estaremos por lá”, afirma Rômulo Meneses. Thiago Correia, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes do Arquipélago, também comemora a parceria: “sabemos que temos o maior e melhor carnaval do mundo e, agora, com Fernando de Noronha e o Galo da Madrugada juntos, vamos fazer história nessa festa. Nossa intenção é promover um verdadeiro arrastão da alegria, onde todos poderão sentir de perto a grandiosidade desse bloco que encanta o planeta”, destaca.
Ainda na terça-feira de carnaval, o Galo realiza, no Recife, o tradicional desfile do Pinto da Madrugada, versão mirim da agremiação. A festa para a criançada acontece nas proximidades da Praça Sérgio Loreto. Dois trios elétricos (um deles, com o Palhaço Chocolate), trenzinho com a criançada, Orquestra do Galo, recreadores e cabeções alegóricos estão entre as atrações da festa, que acontece das 9h às 13h.
HISTÓRIA
Fundado em 23 de janeiro de 1978, por um grupo de amigos e familiares que tinham por objetivo reviver o carnaval de rua do Recife – à época, os dias de momo, na capital pernambucana, resumiam-se, praticamente, às festas privadas -, o Clube de Máscaras o Galo da Madrugada foi às ruas, pela primeira vez, no dia 04 de fevereiro daquele mesmo ano, com cerca de 75 integrantes. No ano seguinte, inaugurando o seu estandarte oficial, a agremiação já reunia mais de 300 foliões nas ruas do Bairro de São José e adjacências.
A cada novo carnaval, os números de brincantes mais que dobravam e, com isso, começavam a ocorrer as primeiras mudanças no desfile – como por exemplo, o quantitativo de orquestras no chão e, posteriormente, a utilização de caminhões para apresentação dos músicos. Em 1984, veio outra grande virada de chave no Galo, que foi a chegada dos trios elétricos. No fim daquela década, já se estimava um número de brincantes na casa das centenas de milhares que vinham prestigiar o bloco no Sábado de Zé Pereira.
Já no início da década de 1990, falava-se que o Galo da Madrugada atingira a marca de um milhão de foliões, o que rendeu à agremiação, em 1994, o reconhecimento do Guinness Book (o livro dos recordes) como o maior bloco de carnaval do mundo. Em comemoração ao título, a Prefeitura do Recife instalou, no carnaval do ano seguinte, uma escultura gigante do Galo – com 23 metros de altura e três toneladas – no Rio Capibaribe. Em 1996, o monumento passou a ocupar a Ponte Duarte Coelho, tradição que se mantém até hoje e se tornou uma das principais marcas e atrativos do carnaval de Pernambuco.
Atualmente, a peça, com nove metros a mais de altura e pesando quase três vezes mais em relação à pioneira de quase três décadas atrás, é assinada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega – que trouxe um novo olhar ao gigante, que passou a unir beleza às questões de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e inclusão.
Em 2009, no desfile que homenageou o idealizador e fundador do bloco, Enéas Freire – falecido em junho de 2008, aos 86 anos – o Galo da Madrugada alcançou um novo recorde de público: 2 milhões de foliões. Em 2011, a agremiação passou por uma grande mudança no seu percurso: pela primeira vez, a Rua da Concórdia deixava de integrar o roteiro do desfile, sendo substituída pela Avenida Dantas Barreto, mais espaçosa.
No ano passado, quando homenageou o saudoso cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi, o maior bloco do mundo reuniu mais de 2,5 milhões de foliões, distribuídos nos cerca de 6,5 km de percurso. Ao longo dos seus 47 anos de história, o Galo também já prestou homenagem, nos seus temas, a personalidades como Ariano Suassuna, Chico Science, Luiz Gonzaga, Carlos Fernando, Alceu Valença e J. Michiles, entre outros.
SERVIÇO:
DESFILE 2025 DO GALO DA MADRUGADA
TEMA: “PERNAMBUCO: DO GALO AO BACALHAU, VIVA O CARNAVAL”
Data: 1º de março (Sábado de Zé Pereira)
Horário: 9h às 18h
Concentração: Forte das Cinco Pontas
Percurso completo:
● Travessa do Forte
● Forte das Cinco Pontas
● Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
● Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
● Praça Sérgio Loreto (sentido Avenida Sul
● Avenida Sul (sentido Afogados)
● Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
● Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto
● Praça Sérgio Loreto (Sentido sede do Galo)
● Rua do Muniz (sentido Avenida Dantas Barreto)
● Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
● Praça da Independência
● Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
● Rua do Sol (sentido Praça da República)
● Praça da República e Rua do Imperador (DISPERSÃO)
Alegorias:
● Clarins (12 músicos com clarins anunciando o início do desfile)
● Abre-alas (escultura do Galo com 4,5 metros de altura)
● Carnaval Multicultural (carnavais da Região Metropolitana do Recife)
● Pernambuco Nação Cultural (carnavais do agreste, sertão e zona da mata)
● O Bonde (bailes de carnaval)
● Do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval
Atrações dos trios elétricos
● Orquestra Metais / convidados: Ed Carlos e Tiago Asfora (vem abrindo o desfile
acompanhado da Ala da Acessibilidade, no chão)
● Gustavo Travassos / convidada: Dayse Trajano
● Nena Queiroga / convidados: As Januárias, Laís Senna e Jaque Grazy
● André Rio / convidados: Carla Rio, Mônica Ferraz, Nice Beyersdorf, Uana Marins e
Márcio Oliveira
● Bia Villa-Chan / convidados: Rubens Paiva e Matheus José
● Almir Rouche
● Gerlane Lops / convidados: Paulo Netto, Isadora Melo, Carlos Filho e Orquestra
Malassombro
● Maestro Forró
● Asas da América
● Spok
● Elba Ramalho
● Orquestra 100% Mulher / convidada: Cristina Amaral
● Nonô Germano / convidados: Kelly Oliveira, DJ Maduff e Dinah Santos
● Marron Brasileiro / convidados: Luciano Ferraz e A Malvadona
● Almério / convidado: Juba Valença
● Geraldinho Lins
● Michelle Melo / convidados: Carla Alves, Isa Falcão, Italo Lima, Vovô do Passinho,
Karla do Barui, Gago Elizeu e David Mancini
● Quinteto Violado / convidados: Bia Medeiros, Carol Alves e Gutto Pimenta
● Romero Ferro
● Som da Terra / convidada: Fabiana Santiago
● Benil / convidados: Thiago Kherle, Mari Diva e Henrique Barbosa
● Silvana Salazar
● Banda Inove
● Telmo Santiago e Gui Menezes
● Cíntia Barros / convidado: Ciel Santos
● Banda Pinguim
● Fabiana Pimentinha / convidados: Liv Moraes,Loirão, Marlene Andrade, Wanessa
Rios e Lido Ricardo.
● Nego Thor / convidados: Cia da Música, Luíza Pérola, Renato Nogueira e Zé Brown
● Carta de Baralho
Atrações do Camarote Oficial (farão duetos com os artistas dos trios)
● Chico Cesar
● Gaby Amarantos (segue em trio)
● João Gomes (segue em trio)
● Lula Queiroga
● Mãeana
● Michel Teló (segue em trio)
● Pabllo Vittar
● Priscila Senna (segue em trio)
● Silvério Pessoa
● Toni Garrido (segue em trio)
DESFILE DO PINTO DA MADRUGADA (VERSÃO MIRIM DO GALO)
Data: 04 de março (terça-feira de carnaval)
Horário: das 9h às 13h
Local: Praça Sérgio Loreto e adjacências
Atrações: dois trios elétricos, Palhaço Chocolate, trenzinho, orquestra, recreadores e cabeções alegóricos, entre outras.
GALO DA MADRUGADA EM SÃO PAULO
Data: 04 de março (terça-feira de carnaval)
Horário: a partir das 9h
Local: Avenida Pedro Álvares Cabral – do Obelisco do Ibirapuera até o Monumento às Bandeiras.
Atrações: dois trios elétricos, alegorias e 200 artistas (passistas, orquestras, maracatus, palhaços, clarins, porta-estandarte, etc.).
GALO DA MADRUGADA EM FERNANDO DE NORONHA
Data: madrugada do dia 04 (terça-feira de carnaval) para o dia 05 de março (Quarta-feira de Cinzas)
Local: Praça São Miguel
Horário: 2h30
Atrações: Estandarte do Galo, destaques fantasiados, orquestra e elementos alegóricos.