O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) participa neste sábado, 23 de outubro, da 33ª edição do McDia Feliz, uma das maiores campanhas de mobilização em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil. A venda do sanduíche BigMac será revertida no valor de R$ 17,00 será revertida à instituição. “O McDia Feliz é uma grande campanha de arrecadação para mobilizar recursos para a instituição e, assim, conseguir manter o tratamento de crianças e jovens com a excelência”, pontua a gerente de desenvolvimento do GAC-PE, Carolina Barbosa. “Também contamos com a união de um grupo de voluntários que se empenham na venda de tíquetes e se doam no dia da ação. É uma festa contagiante em prol dos pacientes rumo à vitória contra o câncer”, completa.
Neste ano, a 33ª edição do McDia Feliz vai beneficiar 67 projetos de 56 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que há mais de 22 anos atua para aumentar as chances de cura da doença, promovendo a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes no país. “O câncer infantojuvenil é a doença que mais mata crianças de 1 a 19 anos, com o surgimento de um novo caso a cada hora Brasil (dados do Inca). Somado ao atual cenário da pandemia, esse dado se torna ainda mais alarmante, visto que os pequenos pacientes em tratamento oncológicos estão no grupo de risco da Covid-19, e não podem interromper o tratamento. Por isso, mais do que nunca, precisamos da união de solidariedade de todos para que possamos mudar a realidade dessas famílias”, destaca Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.
McDia Feliz – O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
GAC-PE- Há 24 anos, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), em parceria com o Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HOUC), luta contra o câncer promovendo a humanização do tratamento oncológico infantojuvenil.
Ao longo dos anos de parceria com o Instituto Ronald McDonald, foram arrecadados mais de 500 mil reais. Todo o dinheiro foi revertido às reformas e criação de novos espaços para os pacientes do GAC-PE, como o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), um dos primeiros do Brasil, inaugurado em 2017. No local, são ofertados plantões 24h, todos os dias, com profissionais capacitados para atender os pacientes em situação de emergência.