O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) completa 24 anos nesta quarta, 03 de março, fazendo um apelo à sociedade. A organização social sem fins lucrativos e econômicos tem registrado queda na arrecadação de doações desde o início da pandemia da covid-19, há um ano. Para manter a prestação de assistência social humanizada às crianças e jovens com câncer do Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o grupo precisa de doação financeira, alimentos não perecíveis e produtos que possam ser comercializados no bazar solidário (roupas, calçados, acessórios e brinquedos). 

A instituição assiste por dia cerca de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. São oferecidos atendimentos médico, psicossocial, odontológico e pedagógico. “Sem a solidariedade das pessoas, não há como manter um trabalho tão importante. São crianças e famílias de todo estado que estão em vulnerabilidade  e precisam da nossa assistência para alimentação, atendimento médico, medicamentos e atividades lúdicas”, afirma a oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE.

Mentora do GAC-PE, Dra. Vera Morais fundou o serviço de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. “No começo do nosso trabalho, os desafios eram diversos, pois o número de pacientes oncológicos aumentava ao mesmo tempo em que o serviço ficava cada vez mais precário. Passamos a desenvolver ações que resgatasse a dignidade dos pacientes, e ao longo desses 24 anos continuamos crescendo. Nossa missão é reduzir a dor de crianças e famílias que buscam a cura de uma doença que pode ser devastadora, que é o câncer”, ressalta.

Apesar da pandemia, as atividades seguem e o trabalho precisou sofrer adaptações. Voluntários passaram a realizar atividades lúdicas de casa, de forma remota, através de chamadas de vídeo. Eraldo de Oliveira Campelo, 78 anos, é voluntário do GAC-PE há quase 15 anos. Seu Campelo, como é carinhosamente chamado, decidiu doar seu tempo quando esteve internado no Hospital Oswaldo Cruz (HUOC), e se deparou com uma criança em tratamento contra o câncer. “Me senti impotente, pequeno e omisso ao perceber as dificuldades que esses pequenos enfrentam. Procurei informações sobre o GAC-PE e resolvi me voluntariar. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida porque aprendo muito com a história das crianças e com todos que fazem parte da instituição”, relembra Eraldo.

É possível doar por diversos meios: transferência bancária, PIX, QR Code, pelo aplicativo GAC-PE, presencialmente ou até mesmo com a retirada em dinheiro pelos mensageiros do grupo.

RECONHECIMENTO – o GAC-PE foi certificado com o Selo Doar, conferido pelo Instituto Doar de Gestão e Transparência que legitima e destaca o trabalho de instituições e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, atestando seus padrões de gestão, comunicação, transparência entre outros critérios. A conquista contribui para aumentar o nível de confiança de financiadores, apoiadores e doadores e voluntários.

SERVIÇO

Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE)

Onde: Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro, dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Como ajudar: site www.gac.org.br ou telefones (81) 3423.7633 | (81) 3423.7636 | (81) 99962.0199.