Novo single do Projeto Invasão, o ‘Set Invasão Solidário’,quer conscientizar o público sobre a importância do voto

Em meados de maio deste ano, as fortes chuvas que castigaram o estado de Pernambuco causaram destruição, mortes e muita dor. Cinco meses após a tragédia, a memória daqueles que perderam bens materiais, sonhos e até a própria vida, é homenageada pelo novo single do Projeto Invasão, ‘Set Invasão Solidário’, com lançamento marcado para o próximo dia 25 de outubro, que além de não deixar a tragédia no esquecimento ainda alerta sobre a importância do voto consciente a fim de que episódios terríveis como esse não voltem a acontecer. 

A data de estreia do set não foi escolhida por acaso. Neste dia, completam-se cinco meses da confirmação da primeira vida perdida na tragédia. José Cláudio da Silva, de 62 anos, morreu soterrado após o deslizamento de uma barreira no Córrego do Abacate, periferia de Olinda, cidade da Região Metropolitana do Recife. Após essa morte, muitas outras vieram,122 ao total. Também foi registrado um número assustador de desabrigados, mais de sete mil. Todos vítimas não só dos efeitos das mudanças climáticas no planeta mas, também, do descaso e falta de atenção dos governantes para com a população pobre.

É sobre isso que versam os MCs do Projeto Invasão no set-manifesto. Na música – propositalmente longa por tratar-se de um protesto -, os artistas falam por aqueles menos favorecidos e também alertam o público sobre a importância de votar de forma consciente. “Essa tragédia foi causada por negligência, precisamos de uma pessoa que olhe mais para as comunidades. Quanto mais as pessoas se politizarem e se conscientizarem, elas vão perceber que isso traz resultados”, diz Marck SA.

Outro cantor do set, Vilão da Norte, acredita que a música pode soar como um alerta para que a população encare o segundo turno das eleições de 2022 com mais seriedade e discernimento. “Acho que escancaramos a realidade da periferia em um momento de caos, onde só encontramos os nossos para estar por nós. O poder público não se fez presente em momento nenhum (na tragédia), foi um descaso grande. É duro esse sentimento de impotência que a comunidade vive, principalmente quando ela não se entende como um grupo. Quando ela entende que dando as mãos somos mais fortes, que a gente pode ajudar os nossos, a gente se salva. Somos sobreviventes”.

O funk-manifesto conta com a participação de nove MCs, nomes proeminentes na cena local do funk consciente. Além de Vilão da Norte e Marck SA, participam o MC Louco, Juninho JDC, Chinina, Júnior MC, WK Chefe e Matheus Perverso. Um convidado especial, MC Leozinho, o General, também colocou suas rimas no single. O protesto em forma de canção vai chegar acompanhado de um ‘visualizer’, que poderá ser visto no canal do projeto no YouTube. A produção do som é assinada por RG no Beat. 

LANÇAMENTO

Para ‘convocar’ a população a ouvir o ‘Set Invasão Solidário’ e refletir sobre a importância do exercício de sua cidadania através do voto, o Projeto Invasão desenvolveu uma campanha que será promovida nas redes sociais (@projetoinvasao_oficial). Desde a segunda, 17/10, até o dia 24/10 – que antecede a data do grande lançamento -, diversos conteúdos de audiovisual serão compartilhados chamando o público para pensar e debater sobre o ato de votar. Participam da iniciativa os MCs do set que esperam a todos para ouvir esta música-manifesto e exercer seu direito de voto com consciência e discernimento.