Por meio da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) acaba de receber o projeto Leiturinha no Hospital, que conta com um acervo de 850 novos livros entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis de grandes editoras brasileiras e 60 jogos e brinquedos educativos. A implantação do espaço de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

O projeto vai contemplar mais de 1400 crianças e adolescentes em tratamento e acompanhamento de cura no Setor de Oncopediatria do IMIP, que está entre os dez melhores hospitais do Brasil, eleitos pela revista norte-americana Newsweek. A iniciativa consistiu na revitalização de uma sala da instituição com pinturas, mesas e cadeiras de leituras, ambientação lúdica e acessibilidade para acolhimento de pacientes e famílias. 

 “O projeto Leiturinhas será muito importante para as nossas crianças e adolescentes em tratamento. A leitura é uma grande viagem, estimula a imaginação, traz distração e muito aprendizado, ajudando a reduzir o estresse e ansiedade durante a estadia no hospital”, afirma Mecneide Lins, coordenadora da Oncologia Pediátrica do IMIP.

Para Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinha no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas). A utilização do espaço segue todos os protocolos de segurança e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.

LEITURINHA NO HOSPITAL – O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento, conhecimento e claro, diversão. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o conhecimento.

SOBRE A BAYER

A Bayer é uma empresa global e inovadora com uma história de mais de 150 anos e competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Desenvolvemos novas moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas. Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento são baseadas na profunda compreensão dos processos bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos. Atendemos às nossas necessidades humanas mais básicas: saúde e alimentação. Somos guiados pelo nosso propósito, Ciência para uma Vida melhor, nos esforçando para evitar e curar doenças, melhorar a saúde diária e ajudar a alimentar uma população em crescimento. Para mais informações acesse: www.bayer.com.br   

SOBRE A CEC BRASIL

A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul. Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/