Atividades cognitivas podem ser feitas por pessoas de todas as idades e ajudam a manter o cérebro ativo durante a quarentena

O momento de isolamento social tem trazido uma série de novas rotinas para dentro de casa: o trabalho home office, o equilíbrio com as crianças e o maior convívio familiar. Mas com tanto tempo dentro de casa, o que fazer quando bate aquele tédio? A estimulação cognitiva é uma alternativa prazerosa, tirando o cérebro da zona de conforto.  Pessoas de todas as idades podem desenvolver habilidades como memória, raciocínio lógico, criatividade e ter momentos de descontração em família.

“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, as sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, diz Solange Jacob, diretora acadêmica do Método Supera, a maior rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina.

Um bom exemplo de exercícios divertidos para fazer em casa são as neuróbicas, a aeróbica dos neurônios. Essa prática, conhecida dentro das salas de aula do método, consiste em realizar atividades de maneira contrária para turbinar o funcionamento do cérebro. Escovar os dentes e escrever com as mãos não dominantes, andar de costas, decorar listas de afazeres do dia e montar quebra-cabeças são alguns exemplos.

O Método Supera tem proporcionado opções para aqueles que querem alternativas inovadoras para os momentos em casa. Além das aulas de ginástica para o cérebro on-line, o curso liberou a plataforma de jogos Supera Online gratuitamente por 30 dias. É só se cadastrar no site www.superaonline.com.br.

Veja algumas atividades que podem ser feitas em casa e que serão benéficas ao cérebro:

·         Ao se preparar para a rotina de trabalho, vista-se de olhos fechados;

·         Tome banho no escuro;

·         Durante o home office, use o relógio no pulso não dominante ou tente usar o mouse com a mão contrária;

·         Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos;

·         Experimente memorizar todos os seus afazeres do dia ao invés de elaborar uma lista;

·         Ouça as notícias no rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia, escreva os pontos principais de que se lembrar;

·         Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária.