Nos últimos anos, as formas curvas têm se destacado como uma tendência crescente na arquitetura e na decoração, impactando diretamente o design e a funcionalidade dos ambientes.
“As formas curvas suavizam o ambiente e proporcionam uma fluidez mais aconchegante. Sem ângulos retos, elas melhoram a circulação, eliminando barreiras visuais e físicas”, explica o designer de interiores Jaildo Lima.
De acordo com Lima, a evolução tecnológica tem sido fundamental para essa transformação. Materiais como madeira laminada, fibra de vidro, gesso, metal e concreto moldado permitiram a criação de formas curvilíneas complexas que podem ser aplicadas em diferentes projetos, desde móveis planejados até grandes elementos arquitetônicos.
A Nova Casa Planejados, especialista no setor, também observa o aumento na demanda por móveis com design curvo. “A valorização das formas curvas reflete uma busca por conforto e funcionalidade, aliada à preocupação com a estética”, afirma Leonardo Braga, proprietário da loja.
Além de móveis, o uso de itens decorativos com formatos orgânicos, como tapetes e espelhos, também está em alta. “Os espelhos em formas orgânicas, por exemplo, são os queridinhos do momento, e funcionam bem em qualquer ambiente”, acrescenta Jaildo.
Nas áreas externas, a recomendação é por caminhos orgânicos, que proporcionam uma integração mais natural entre os elementos do jardim. “As formas curvas oferecem um maior conforto visual e reforçam o design orgânico, tendência que deve continuar em alta nos próximos anos”, conclui o designer.