Saiba quais as vantagens e desvantagens de cada negócio!
A ideia de possuir um imóvel no Brasil é quase uma tradição. Os brasileiros sonham em atingir essa meta desde jovens, mas encontraram encruzilhadas ao longo da vida, como ter que decidir entre alugar ou financiar.
Alugar apartamento em Recife acaba se tornando uma opção em que você não pode comprar um imóvel à vista, mas pode escolher o método de financiamento. Nesse sentido, de um modo geral, o aluguel é a melhor escolha na maioria dos casos. Parece difícil para nós entendermos, mas em muitos casos, é melhor continuar alugando e aplicar os recursos em outros tipos de investimentos.
Da mesma forma, também é ideal desistir frequentemente de altas despesas com aluguel para pagar a parte da propriedade dos seus sonhos. Não existe uma resposta única ou verdade absoluta: você precisa analisar casos, avaliar as perspectivas de futuro e se preparar para o caminho que está trilhando, afinal, isso terá um grande impacto em sua vida.
Pode parecer difícil saber se buscamos casas à venda em Recife ou se continuamos pagando o aluguel. Mas, para fazer uma escolha sem arrependimentos, o primeiro aspecto a ser analisado é considerar todos os custos dos dois caminhos. Para fazer isso, anote todas as despesas da casa que você aluga. Liste o valor dos aluguéis, apartamentos, IPTU, luz, água, gás, cauções e cauções – embora estas últimas sejam acessórias, podem prejudicar sua renda e sim, o valor necessário deve ser composto para sua casa.
Feito isso, é hora de calcular quanto de renda mensal garantida você precisa se quiser hipotecar. Nesta conta deverá constar o valor do parcelamento, contas de luz, gás, gastos com apartamento, valor do IPTU com base no imóvel que se deseja adquirir, valor final da reforma, taxa de matrícula, entre outros valores. Não se esqueça de considerar o número de anos que você estará comprometido com o financiamento – só então você será capaz de traçar um quadro real ao comparar o aluguel.
É importante lembrar que a violação do financiamento imobiliário causa muita dor de cabeça e até atinge o propósito de despejo. Portanto, talvez você possa considerar comprometer sua renda mensal para economizar e poder comprar imóveis sob demanda. Obviamente que as negociações vão depender apenas da sua realidade, ou seja, das suas possibilidades financeiras. Analise com calma a diferença entre cada negociação. Coloque na balança e avalie as vantagens e desvantagens de cada opção.
O aluguel é, sem dúvida, uma das principais vantagens do aluguel de uma casa. O arrendamento não exige que você tenha uma grande reserva financeira: tudo que você precisa fazer é suportar ou fornecer a garantia necessária e pagar ao proprietário todos os meses. Além disso, como o contrato pode ser curto, a situação pode ser temporária, o que permite economizar dinheiro até comprar seu primeiro imóvel. Neste caso, o ideal é optar por um arrendamento mais modesto numa zona de preço inferior, para que possa fazer uma reserva maior e disponibilizar um valor superior como entrada para o novo apartamento.
Alugar uma casa lhe dá mais liberdade para lidar com as mudanças que podem ocorrer em sua vida. Isso porque é muito mais fácil rescindir um contrato de arrendamento do que vender um imóvel – especialmente se você tiver uma mudança urgente (por exemplo, precisa levantar fundos). Isso também pode ser benéfico para aqueles que não gostam de seguir planos regulares e não querem passar os anos na mesma cidade. Por exemplo, é o caso de pessoas que estão iniciando a carreira e estão dispostas a aceitar as mais diversas oportunidades.
Aqueles que insistem em uma boa localização podem se beneficiar do aluguel. Isso porque o valor de locação em localizações prime é muito inferior ao preço de custo desses imóveis – até mesmo em termos de financiamento. Se você está pensando em comprar um imóvel em uma comunidade que você não conhece, alugar uma casa também pode fornecer a você e sua família a oportunidade de testar as instalações e a adaptabilidade em uma nova área.
O primeiro passo para saber se vale a pena comprar uma casa é ver se você tem um valor razoável como entrada. O ideal é que este primeiro financiamento seja superior a 30% do valor do imóvel – assim você pode garantir que o parcelamento não prejudicará a maior parte de sua renda e também reduzirá o valor total do imóvel no final de cada mês. Forma de pagamento. O financiamento também pode ser a melhor opção quando você participa de um plano habitacional (como o Minha Casa Minha Vida), pois oferece benefícios que vão desde assistência na entrada de um imóvel até preços de imóveis inferiores aos de mercado.
Aqueles com uma vida estável e um emprego sólido também podem se beneficiar de financiamento, porque o financiamento pode fornecer a segurança e a riqueza de que você precisa. Portanto, se você quiser se instalar em algum lugar, considere comprar uma casa própria, as regras para comprar uma casa são as mesmas do aluguel: o custo não pode ultrapassar 30%. Lembre-se de calcular todos os valores, para não se surpreender depois. Esta é uma margem de segurança que garante pagamento tranquilo, sem pressão e sem risco de inadimplência.
Agora que você sabe como avaliar cada situação pode pensar se continua no aluguel, ou se investe em terrenos em Recife ou se financia um imóvel pronto.
Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam se devem financiar um imóvel ou pagar aluguel!