Conduzida pela melodia de um autêntico chorinho brasileiro composto pelo estúdio Ultrassom Music Ideas, uma narrativa interativa em realidade virtual pode trazer para o país o prestigiado troféu do Primetime Emmy Awards, o principal prêmio global dado a obras e profissionais da indústria televisiva. “A Linha”, uma produção do estúdio ARVORE dirigida por Ricardo Laganaro, conta com trilha sonora original assinada por Gilson Fukushima e Ruben Feffer, que compôs com Gustavo Kurlat a trilha do longa de animação “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar em 2016. 

“É um privilégio e um orgulho estar novamente envolvido em uma obra capaz de dar dimensões globais à cultura brasileira, especialmente por meio da música. Indicações a prêmios como esse mudam a forma como o mercado internacional enxerga a produção audiovisual brasileira e certamente ajudará a abrir portas para nossos talentos”, analisa Ruben Feffer, fundador e diretor musical da Ultrassom. 

“A Linha” conta uma delicada e envolvente história de amor que se passa em uma miniatura da cidade de São Paulo em 1940. Os personagens principais são dois bonecos presos às suas rotinas: Pedro, um entregador de jornal, e Rosa, uma florista. “Naturalmente, as trilhas sonoras ajudam na condução rítmica da trama e adicionam camadas de emoção à narrativa. Porém, no caso de ‘A linha’ essa relação é ainda mais profunda porque a interação dos usuários com a experiência dá andamento ao seu desenvolvimento. Conceitualmente, uma trilha de VR se aproxima mais até do teatro do que do cinema”, diz Feffer.  

Todo o processo de produção do áudio, do pré ao pós, incluindo som e música, durou cerca de quatro meses e envolveu um time de 11 profissionais da Ultrassom. Nesse período, foram diversos testes e visitas ao estúdio da ARVORE, em São Paulo. “‘A Linha’ é uma história de 15 minutos que mexe com a emoção das pessoas, as fazem refletir, e precisávamos de uma trilha sonora que espelhasse essa sensibilidade e ao mesmo tempo trouxesse um forte aspecto de identidade brasileira, sem necessariamente ser caricato ou muito distante do público internacional. ARVORE e Ultrassom trabalharam muito próximas o tempo todo e o resultado, combinando chorinho com trechos de valsa, ficou lindo”, diz Ricardo Laganaro, diretor de “A Linha”.  

Premiada como “Melhor Experiência em VR” no 76º Festival de Veneza, “A Linha” chega ao Emmy como finalista na categoria “Outstanding Innovation in Interactive Media”. O resultado será revelado em setembro pela Academy of Television Arts & Sciences (ATAS). 

Mais informações sobre a Ultrassom Music Idea e seus trabalhos estão disponíveis no site http://www.ultrassom.com ou no perfil do Instagram 

Ficha Técnica da produção musical 
Música: Ruben Feffer e Gilson Fukushima 
Mixagem musical: André Tadeu 
Assistência em produção musical: Rodrigo Custódio 
Supervisão de som: Caio Gox 
Design de som: Juliana Lopes (em memória) 
Teaser Whistle: Rodrigo Custódio 
Desenvolvimento e design de som 3D: Daniel Sasso 
Gerenciamento executive: Flavia Prats Feffer – Executive Management 
Produção executive: Erika Marques 
Produção: Juliana Calazans
Ficha técnica “A Linha”: 
Título original: A Linha (The Line) 
Duração aproximada: 15 minutos 
Ano de produção: 2019 
País de produção: Brasil 
Diretor: Ricardo Laganaro 
Produção: ARVORE Immersive Experiences 
Produção executiva: Ricardo Justus, Edouard de Montmort e Rodrigo Terra 
Première mundial: Biennale Cinema 2019 | Venice Virtual Reality 
Première no Brasil: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2019

Sobre a Ultrassom Music Ideas 

Fundada pelo pianista, compositor, arranjador e diretor musical Ruben Feffer, a Ultrassom Music Ideas é uma produtora musical que faz o desenvolvimento completo de concepções artísticas sonoras para as mais diversas finalidades. Cria, produz e faz a pós-produção de áudio para longas e curtas-metragens, series e programas de TV, animações, publicidade, teatro, eventos e projetos especiais. Entre os trabalhos assinados pela Ultrassom estão produções premiadas nacional e internacionalmente, como “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de Melhor Animação; “A Linha”, vencedora do Festival de Veneza na categoria “Melhor Experiência em VR” e finalista do Primetime Emmy Awards; “Irmão do Jorel”, ganhador do troféu Grande Otelo como melhor série de animação no Prêmio do Cinema Brasileiro; “Tito e os Pássaros”, vencedor do “Children’s Film Festival Seattle”, e “SANGRO”, que conquistou o Animamundi como melhor curta-metragem brasileiro e melhor documentário em curta-metragem. 

Sobre Ruben Feffer 

Pianista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical, Ruben Feffer é também o fundador da Ultrassom Music Ideas. Iniciou sua trajetória na música na década de 1980, quando estudou piano, composição e arranjo. Mais tarde, participou do Jazz Piano Summer Program, da Manhattan School of Music, e cursou Music Composition for Film and TV na Berklee School of Music. Nas últimas duas décadas, tem se dedicado à criação e produção musical para entretenimento, compondo trilhas para cinema, séries de TV e teatro. Seus trabalhos foram premiados e reconhecidos em diversos festivais nacionais e internacionais, com destaque para “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016 e vencedor do Fensa, Animamundi e Annecy 2014; “Angie”, vencedor da Melhor Trilha Sonora do LABRFF 2012, e, recentemente, “A Linha”, finalista do Primetime Emmy Awards 2020. Sua obra é marcada por uma identidade própria, que imprime sonoridade atual, rica e envolvente, valorizando as narrativas existentes e adicionando atmosferas e texturas emocionais complementares.