Foto: José de Holanda
Com exibições em escolas públicas, nesta quarta (9), “Meu Balão Vai Voar em Portugal” mostra como foram as apresentações culturais e oficinas dos artistas na Europa
A palavra improvisada de Pernambuco viajou, na leveza poética de um balão, para Portugal e, agora, retorna em forma de filme. Resultado do projeto “Meu Balão Vai Voar”, o filme homônimo, com direção de Rui Mendonça, será apresentado pela primeira vez, no dia 9 de abril, em escolas públicas da Zona da Mata Norte do Estado, nas cidades de Araçoiaba, Tracunhaém e Nazaré da Mata. Dividido em três partes, o filme registra a viagem dos ícones da cultura popular pernambucana à Europa, em 2024, onde, além de reverenciar a sonoridade e tradições poéticas orais do estado, também fizeram atividades formativas. Tanto Barachinha quanto membros do Maracatu Estrela de Tracunhaém estarão presentes nas exibições.
Mestre Barachinha, um dos maiores mestres de maracatu atuais, exibiu, na viagem a Portugal, realizada em julho de 2024, um legado cultural que enriquece, a cada verso, a língua portuguesa. No país europeu, eles se apresentaram em Coimbra e no Festival Aldeia dos Lobos, na Aldeia de Fafião, Serra dos Gerês. Junto com o Maracatu Estrela de Tracunhaém, proporcionaram momentos que podem ser vistos no filme, dividido em 3 partes, cada uma relativa a uma atividade que Mestre Barachinha e o Maracatu Estrela de Tracunhaém realizaram em Portugal – oficina, filme musicado e show.
O projeto buscou reforçar a importância da cultura oral e também das memórias transmitidas pela corporalidade, reinventando a língua portuguesa em seu lugar de origem, dando-lhe novos sabores, novas palavras, novas expressões, versos, métricas e melodias. Um dos maiores poetas da atualidade, Mestre Barachinha, com cinco décadas de dedicação à cultura, destaca de seu vasto currículo a parceria com Siba Veloso, um artista altamente influenciado pelo Mestre, que inclui o álbum conjunto “No Baque Solto Somente” e o projeto “Fuloresta do Samba”.
O Maracatu Estrela de Tracunhaém, cujo terno percussivo viajou com Barachinha para Portugal, é o grupo de Maracatu Rural mais antigo em atividade no município de Tracunhaém, tendo recebido em 2011 a Ordem do Mérito Cultural, mais alta condecoração oficial da cultura brasileira.
O projeto é uma realização da Buruçu, que já promoveu outros projetos de difusão internacional da cultura pernambucana, como o “PE em Moçambique”, do Coco Raízes de Arcoverde com artistas moçambicanos, e da Cria – Produções Artísticas e de Turismo, responsável pela produção de vários grupos de maracatu. A iniciativa conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco.
Serviço:
Exibição do filme “O Meu Balão Vai Voar em Portugal”
Data: 9 de abril de 2025 (quarta-feira)
Locais e horários:
9h – Escola Maria Gayão Pessoa Guerra, em Araçoiaba
11h – Escola Dr. Walfredo de Melo, em Tracunhaém
15h – Escola Dom Vieira, em Nazaré da Mata
Siga nas redes sociais: @mestrebarachinha e @estreladetracunhaem (Instagram)