Gravada durante a pandemia, adaptação do espetáculo para a telona conta com novo Jesus e elenco de veteranos
Após dois anos sem a Paixão de Cristo do Recife devido à pandemia, o espetáculo chega ao público de maneira especial: na tela grande. A adaptação da peça teatral para o audiovisual terá pré-estreia dia 17 de janeiro, às 19h, no Teatro do Parque, com acesso gratuito. Serão disponibilizados 400 ingressos para o público, que deve fazer a troca de um quilo de alimento não perecível pelo tíquete duas horas antes da sessão, na bilheteria do teatro.
“Não se perde a essência do teatro com o olhar da câmera. Veremos na tela o teatro filmado. Esta obra é a reafirmação na vida, na arte, é a possibilidade de levarmos a mensagem de fraternidade e amor para nosso público”, diz Carlos Carvalho, diretor e roteirista da Paixão no palco e na tela. “A Paixão vai cumprir seu papel, não no Marco Zero este ano ainda, mas na casa de todos os brasileiros”, cita Carvalho, apontando que, no dia seguinte à sessão no Teatro do Parque, o filme estará disponível no Youtube. Com vasta experiência em teatro, TV e cinema, Carlos está presente, desde 1976, em espetáculos da Paixão (Nova Jerusalém, Recife e Casa Amarela).
ELENCO – Batizada de “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo” desde 2019, a montagem da Apacepe, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco, realizou 22 edições no estádio do Arruda e no Marco Zero. O filme, que carrega o nome atual da peça, contará com um novo Jesus. O ator Domingos Júnior faz sua estreia na montagem da capital após interpretar o personagem em 2019, na Paixão de Cristo do Monte da Fé, em Paudalho, sua cidade de origem.
“Fazer Jesus é um desafio do entendimento do tempo de hoje, do tempo do passado e do que a gente pretende construir com a palavra desse personagem que, só pelo nome, mexe com tanta gente. É um papel complexo, foi interpretado de várias maneiras, em várias produções. Me sinto extremamente feliz por viver esta imensa responsabilidade: enxergo e sinto esta felicidade. Além de ser um prazer, é um aprendizado”, celebra o pernambucano de 29 anos. Como ator, Domingos Júnior já esteve em filmes como “À Mesa”, que lhe garantiu o prêmio de Melhor Ator no 5º Festival de Muriaé (MG). Como diretor, assinou o curta “Corpo-Capital” (no qual também atuou) e o documentário “Com Chita e Paetê se Faz História”, que documenta a história da quadrilha junina mais antiga do Estado, a Rosa Linda, Linda Rosa.
O elenco da Paixão traz também Angélica Zenith (Maria), Ivo Barreto (Judas), Sérgio Gusmão (Herodes), Carlos Lira (Pilatos), Gheuza (Madalena), além de Albemar Araújo (José de Arimateia), Maria do Céu (Herodíades) e Márcio Fecher (Satanás) entre os 43 nomes que compõem o elenco principal mais 28 figurantes. As gravações e os ensaios aconteceram no Teatro Hermilo Borba Filho, em agosto e setembro de 2021.
“A Paixão do Recife extrapola nosso Estado e ganha o mundo neste momento pandêmico que de nós, artistas, exigiu ainda mais superação e reinvenção”, frisa Paulo de Castro, produtor-geral ao lado de Antônio Pires.
Realizado pela Apacepe, “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo” tem direção e roteiro de Carlos Carvalho, com produção geral da Paulo de Castro Produções e Antônio Pires, produção executiva de Cordas Cênicas, Roda Cultural, P. Castro e Renata Teles. Manuel Carlos assina os figurinos, a iluminação é de Eron Villar, que também ocupa a assistência de direção. A direção de trilha sonora é do maestro José Renato Accioly. A montagem conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio da TV Pernambuco, TV e Rádio Universitária e Brotfabrik.
SERVIÇO
Pré-estreia do filme “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo”
Dia 17 de janeiro de 2022, às 19h
Teatro do Parque – Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife
Acesso gratuito mediante troca de 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro, duas horas antes da sessão.
Classificação: livre
Disponível no Youtube ‘Paixão de Cristo do Recife’ a partir de 18 de janeiro de 2022.