Filipe Ret está prestes a completar 35 anos e resolveu comemorar a data com os seus fãs. O rapper anunciou uma live para esta sexta-feira (19), dia do seu aniversário, em seu canal no YouTube. A transmissão ao vivo, marcada para às 20h, será a segunda realizada pelo artista em tempos de isolamento social e tem o objetivo de levar entretenimento ao público durante este período.
A apresentação online tem previsão de cerca de 2h de duração e o setlist contempla sucessos do artista como “Invicto”, “Neurótico de Guerra” e “Santo Forte”. O foco maior será no repertório mais antigo, desde o início de sua carreira, passando por seus quatro álbuns: “Numa Margem Distante”, “Vivaz”, “Revel” e “Audaz”, este último lançado em 2018 pela Som Livre.
Além das canções, Ret vai abrir espaço também para alguns recados importantes. Os sets de música serão intercalados com vídeos previamente gravados por entidades como “Voz das Comunidades”, “Basquete Cruzada” e “Marcha das Favelas”, com mensagens ligadas ao momento social do país, seja provocado pela pandemia de Coronavírus ou pelos recentes protestos antirracistas motivados pela morte de George Floyd nos Estados Unidos.
A live, que conta com o patrocínio da Budweiser e da Redley, servirá ainda para arrecadar doações que serão destinadas aos técnicos que atuam com Ret nos shows, mas que estão sem fonte de renda por causa do atual momento de isolamento social. Para fechar a noite em grande estilo, o rapper marcou um bate-papo no Twitch logo após o final da transmissão no YouTube.
Sobre Filipe Ret
Filipe Ret dedicou quase metade da sua vida à música e à cultura hip hop até se tornar um dos principais nomes da cena nacional. Desde o começo, nas rodas de rima, ele trazia um olhar diferenciado, de observador – sobre as ruas do Catete (o TTK, celeiro do rap carioca), onde cresceu – e a realidade dos morros. Sua estreia foi no disco “Numa Margem Distante” (2009), colaboração com o produtor e beatmaker Mãolee. Juntos de Daniel Shadow, eles desenvolveram a Tudubom, banca independente de rap que conta com uma loja de artigos de street wear, um canal no YouTube e um selo fonográfico. Em seus anos de atuação, a equipe Tudubom desenvolveu um trabalho que se destacou na cena brasileira de hip hop independente.
No primeiro disco-solo, ele veio com “Vivaz“, deixando claro que estava vivo e surpreendendo na cena. Lançado em 2012, o álbum trouxe o primeiro grande hit: “Neurótico de Guerra“ . Já circulando pelo país, de casas em periferias até grandes palcos, Ret traz “Revel” (2015), álbum que o fez alcançar um novo patamar de popularidade e alcance de público. O disco ia do hit “Chefe do Crime Perfeito“até “Invicto“, que virou hino de torcida de futebol. O trabalho trouxe muito da cultura urbana carioca, servindo como linha condutora entre funk e rap.
Lançado pela Som Livre em 2018, o álbum “Audaz” completa a trilogia do rapper sendo um marco em sua carreira. Considerado seu trabalho mais ambicioso, Filipe Ret reuniu em 13 faixas as participações especiais de Marcelo D2, Flora Matos, MC Deise, BK e TH. Em 2019, Ret lançou em parceria com Dfideliz a faixa “Sessão do Descarrego“, o single “Ilusão” e colocou no ar o seu próprio canal do YouTube. Em 2020, o rapper lançou “Dentrode Você“, parceria com o fenômeno do funk Kevin O Chris que já conta com mais de 6,5 milhões de visualizações no YouTube, e segue em estúdio trabalhando num novo álbum.
Sobre a Som Livre
De 1969 para cá o mercado fonográfico mudou, assim como a forma de se consumir música. Hoje, 50 anos depois de sua criação, a Som Livre é muito mais do que uma gravadora, é o espelho musical do país. Uma empresa 100% nacional voltada para a música, seja qual for a sua plataforma e que reflete, através de seus lançamentos, o gosto e o hábito de consumo do brasileiro.
A Som Livre possui diversas frentes de negócios: venda física, digital, shows, licenciamento e editora. Em seu time são mais de 100 artistas e sua editora é uma das mais importantes do país, representando os direitos de compositores nacionais e internacionais. Na linha de shows, a empresa aposta em festivais de música, que acontecem por todo o país, com as marcas Festeja, Viva Mais Música e Arena Pop.