“Miró Eterno” é uma performance visual inédita que reconta a vida e obra de um dos principais cronistas urbanos do Brasil, através de desenhos e projeções em grande escala, criados pelo artista Mozart Santos e que poderão ser visitadas em diversos pontos da cidade, durante três dias do FIG.
De sexta (21) até o dia 24 de julho, as ruas de Garanhuns estarão repletas de obras de arte que recontam a vida e a obra do poeta pernambucano Miró da Muribeca. Intitulada “Miró Eterno”, a performance foi pensada exclusivamente para a 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns e conta com projeções em grande escala, 6 desenhos, 4 pinturas e vídeo animações inéditas, criados pelo artista transmídia Mozart Santos. Pernambucanos e visitantes da cidade poderão apreciar a exposição que ocorre de forma gratuita, das 20h às 22h, nas ruas de Garanhuns, na AESGA, no pavilhão da Galeria de arte e na fachada da Rádio Difusora. A criação do projeto é de Rafael Buda e Tiago Delácio. Mozart ainda convidou o artista Augusto Barros para contribuir nas pinturas digitais e animações.
“Os poetas sempre tiveram a estranha mania de fazer do seu ofício a arte de buscar reinterpretar o mundo em versos. Assim era Miró, que em um país de cada vez menos sonhos e ilusões, recitava os mais belos devaneios, declamando o impossível, mirando o inconcebível para reescrever o amor em todos os seus sentidos”, comenta o artista Mozart Santos, que assina a direção de arte das projeções, vídeos e obras da exposição.
As projeções com vídeo mapping são feitas através de uma técnica que consiste em projetar vídeo em objetos ou superfícies irregulares Ganhou muito mais força nos últimos anos através de eventos multimídia em edifícios emblemáticos, catedrais, monumentos, pontes, entre outros. Estas grandes produções têm como pano de fundo a beleza e imponência de obras arquitetônicas que, em conjunto com a projeção de vídeo e música, encantam multidões e são espetáculos memoráveis.
Trazendo uma montagem visual artística, o público terá uma experiência sensorial através de um processo curatorial de montagem visual, registros, imagens, recortes e impactos sobre a obra de Miró, que foi um poeta performático que levou para o Mundo, o bairro da periferia que emprestou o nome a sua assinatura artística, para tornar-se referência na poesia urbana. Miró publicou mais de 15 livros e tem poemas traduzidos para o espanhol e para o francês.
“Nada melhor do que a intervenção urbana, seu palco de atuação, para apresentar para todos os pernambucanos e visitantes a magia de Miró”, comenta o produtor Rafael Buda.
A poesia de Miró é da rua. Quem lê não precisa ir buscar no dicionário pra entender. O gari, o engenheiro, a enfermeira, o dono de bar. Democrática, a poesia de Miró é para todos.
SERVIÇO:
MIRÓ ETERNO
GRATUITO
De 21 a 24 de julho, das 20h às 22h
Na AESGA, no pavilhão da Galeria e na fachada da Rádio Difusora – Garanhuns – PE