Foto: Felipe Souto – SecultPE – Fundarpe
Festa popular, presente no calendário do Estado, acontece nesta quinta-feira, dia 12, com apresentações de grupos de reisados, cortejos e exposição cultural. O evento é gratuito e acontece na cidade de Santa Maria da Boa Vista, região do Sertão de Pernambuco
Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, 630 km da capital Recife, se prepara para um momento histórico nesta quinta-feira, 12 de dezembro, com a realização do Festival Viva Reis. A edição deste ano é comemorativa pelo centenário de Maria Jacinta, uma das maiores referências do reisado em Pernambuco e Patrimônio Vivo do Estado desde 2021. Dona Maria Jacinta, que há mais de 60 anos dedica sua vida ao folguedo dos Santos Reis, será homenageada com apresentações culturais que reforçam a importância dessa tradição secular, tradição no ciclo do Natal nesta época do ano. A programação é gratuita.
A mestra, vanguardista da cultura popular de reis, nasceu em 1924, no Quilombo do Inhanhum, e desde a infância esteve imersa na cultura do reisado, uma prática que une fé, música e dança. Seu primeiro contato com a folia veio através dos avós, que celebravam o reisado “Reis de Palma no Inhanhum”. Na juventude, brincou no Reisado da Mestra Antônia Ferro e inspirada por essas vivências, fundaram em 1961 o “Reisado de Dona Jacinta” ao lado do marido e dos filhos. Desde então, o grupo se tornou um dos principais símbolos dessa tradição, envolvendo quatro gerações de brincantes, incluindo sua tataraneta Ana Cecília.
As apresentações do “Reisado de Dona Jacinta” – Patrimônio Vivo do Estado, são conhecidas por seu encanto visual e sonoro. Os figurinos coloridos, confeccionados manualmente, somam-se à harmônica melodia de pandeiros, sanfonas, triângulos e zabumbas, que embalam as danças de personagens como a borboleta, o boi e a burrinha. O grupo mantém vivas as cantigas e os rituais, primeiro saudando o nascimento de Jesus, depois solicitando licença ao dono da casa onde se apresenta e, por fim, envolvendo o público em um espetáculo de fé e alegria. Um espetáculo imperdível para contemplar e emocionar nas noites de natal no sertão pernambucano.
Além do Reisado de Maria Jacinta, o festival contará com a participação de outros grupos, que vão animar as festividades, com cortejos, apresentação cultural e exposição. São eles: Reisado do Saruê – Herança Viva de Amarina – Patrimônio Vivo de Pernambuco; Reisado do Mestre Pretinho; Reisado da Mata de São José; Reisado do Lambedor; Reisado Mirim do Inhanhum; Reisado da Irmandade; Reisado do Curral Novo | Mestra Leonor; Reisado do Areal | Mestra Socorro; e Samba de Véio da Ilha do Massangano – Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ao todo, são dez atrações.
O Festival Viva Reis 2024, é coordenado pelo movimento Viva Reis, iniciado em 2014, incentivo cultural do Governo do Estado de Pernambuco através da Fundarpe|Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista.
Serviço
O quê: Festival Viva Reis
Quando: Quinta-feira, 12 de dezembro, a partir das 18h
Onde: Santa Maria da Boa Vista – PE