Em sua segunda edição, evento gastronômico promovido pela Usina de Arte acontece de 7 a 10/9, atraindo amantes da boa mesa e impulsionando a culinária e a cultura local

Palco de transformação social e reconversão cultural, o distrito de Santa Terezinha, no município de Água Preta, é também um celeiro de negócios e habilidades gastronômicas. Para celebrar essa vocação, a comunidade recebe a segunda edição do Festival Usina Gastrô– Safra 2023, entre os dias 7 e 10 de setembro. Nos quatro dias de programação, o público poderá conferir gratuitamente no Mercado dos Arcos, no centro da vila, mais de 10 aulas-show de chefes prestigiados do Estado, apresentações musicais e feirinha gastronômica com 20 empreendedores locais. Promovido pela parceria entre Sebrae e Usina de Arte, com realização do Instituto César Santos e Fórum de Desenvolvimento da Mata Sul, o evento tem o objetivo de impulsionar os negócios da região do segmento da gastronomia e também da música, com programação conduzida por músicos locais.

Nos dias 7, 8, 9 e 10, a cozinha instalada no espaço vira palco para aulas-shows comandadas por chefes festejados de Pernambuco. “A nossa ideia é compartilhar conhecimento e apresentar possibilidades aos empreendedores locais, a partir dos insumos que eles mesmos têm na região.  Nosso time de chefs levará receitas, técnicas e muita criatividade em todas as aulas que serão realizadas. Será um verdadeiro intercâmbio de conhecimento, sabores e aromas”, comemora Cesar Santos, presidente do Instituto.

No line-up das aulas, Hellida Kelsch, Carol Medeiros, Cesar Santos (líder da Oficina do Sabor e um dos principais nomes da cozinha regional), a confeitaria de Anna Corinna, Leandro Ricardo, Vania Ellihimas, Barbara Vieira, Monique Bezerra, Rogério Ribeiro e Raul Menezes. O sabor garantido pelo Festival Usina Gastrô – Safra 2023 ganha um molho todo especial com a trilha sonora escolhida para acompanhar o evento diariamente. Na programação musical, apresentam-se os músicos locais Luana Flor com o Power Trio, Patrícia Firmino, Wilson Monteiro e Vavá de Aprígio. Tudo isso com o tempero de um total de 20 empreendimentos locais que irão expor as suas especialidades na feira gastronômica que começa na parte da noite.

Dentro do movimento constante de ressignificação da antiga usina de cana-de-açúcar, a 2º edição do festival dedicado à gastronomia local acontece este ano no Mercado dos Arcos, na Vila de Santa Terezinha, marcando o pontapé inicial do processo de restauro do prédio que abrigará no futuro um mercado de arte e gastronomia fixo. “A Usina e seu entorno é este local plural com potencial de promover diversos tipos de atividades, conexões, sempre considerando o retorno para a região nos âmbitos sociocultural e econômico. O novo espaço em restauração será mais um ambiente para rechear a comunidade de cultura, arte, eventos formativos e o que mais for capaz de ser uma soma nesse intenso processo de ressignificação que estamos atravessando”, pontua Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da Usina de Arte. 

O 2º Festival Usina Gastrô – Safra 2023 tem acesso gratuito e espera atrair o público local e de outras regiões para apreciar a cena gastronômica pernambucana. O evento tem se preparado para promover uma esfera acolhedora e um feriadão repleto de sabores para o paladar, assim como para olhos e ouvidos. 

Serviço
Festival Usina Gastrô– Safra 2023
De 7 a 10/9 no Mercado dos Arcos, vila de Santa Terezinha
Acesso gratuito

Programação:
Quinta-feira (7/9)

15h30 às 16h30 – Aula-show com a chef Héllida Kelsch
17h às 18h30 – Aula-show  com o chef Leandro Ricardo
18h30 – show de Maria Alice
20h30 – show de Patrícia Firmino & Banda

 Sexta-feira (8/9)
15h30 às 16h30 – Aula-show com a chef Vania Elihimas
17h às 18h30 – Aula-show com o chef Raul Menezes
18h30 show de Bonny Brown
20h30 show de Luana Flor e Power Trio

 Sábado (9/9)
13h30 às 14h30 – Aula-show com a chef Carol Medeiros
15h às 16h – Aula-show com a chef Bárbara Vieira
16h30 às 17h30 – Aula-show com a chef Monique Bezerra
18h às 19h – Aula-show com chef Cesar Santos
19h – show de Zé Linaldo MPB
21h – show de Wilson Monteiro & Banda

Domingo (10/9)
14h30 às 15h30 – Aula-show com a chef Anna Corinna
16h às 17h – Aula-show com o chef Rogério Ribeiro
17h30 – show de Luana Flor e Power Trio
19h30 – show de Vavá de Aprigio & Banda

Sobre a Usina de Arte
Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, a partir de um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico. Nele, estão instaladas mais de 40 obras e instalações de nomes como Regina Silveira, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Claudia Jaguaribe, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Denise Milan, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

Em meio a um trabalho de reflorestamento com plantas de mais de 600 espécies, em uma área de mais de 35 hectares, o Parque Artístico Botânico é eixo central da iniciativa que irriga outras ações de desenvolvimento para a criação de estruturas para geração de renda e valor para a comunidade de 6 mil moradores no entono do projeto. São exemplos a recém-inaugurada Fab Lab Mata Sul – Usina de Arte, Escola de Música, Biblioteca e Centro de Conhecimento público com mais de 5 mil títulos com terminais de computadores conectados à internet, impressoras em 3D e cortadora a laser para projetos da comunidade, além de parceria com as unidades escolares no apoio de novas práticas pedagógicas.

O objetivo é estimular o turismo, e a consequente atividade econômica na região da Mata Sul de Pernambuco por meio do estímulo ao empreendedorismo na localidade, que viu nascer em seu entorno um total de dez restaurantes, pousada, pesque-e-pague, centro de artesanato, guias para passeios ecoturísticos, camping e a cultura de hospedagens domiciliares. “Essa guinada não seria possível sem o intenso envolvimento da comunidade, parte efetiva de todo o processo, e que, ao se sensibilizar com o potencial transformador da arte, tem contribuído sistematicamente com o projeto, desde a sua gestação até a atual condição de pilar de sustentação dele”, explica Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da Associação Socioambiental e Cultural Jacuípe, que gere a Usina de Arte.

O grupo reúne de 40 membros de segmentos plurais da comunidade da Usina Santa Terezinha, sendo viabilizado a partir do apoio de pessoas físicas e jurídicas. Para contribuições, interessados podem entrar em contato por meio do e-mail administracao@usinadearte.org.