Com o tema “Valores Judaicos – tijolo com tijolo num desenho mágico”, a Federação Israelita de Pernambuco (Fipe), realiza neste domingo (5), das 16 às 18hs, a 30º edição do Festival da Cultura Judaica que, este ano, fará uma viagem pela história de Chanucá, a Festa das Luzes, que está sendo celebrada neste período que se estende até a segunda-feira, dia 6. Mais uma vez devido à pandemia da Covid-19, o evento sai do modelo de uma grande festa na rua para ser transmitido ao vivo pelo canal do youtube da Federação, a partir da Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada na Rua do Bom Jesus. Durante a apresentação, toda a sociedade poderá apreciar a apresentação dos valores judaicos, reproduzidos através de textos, encenações e manifestações artísticas. Na ocasião, convidados do grupo inter-religioso, Forúm Diálogos, farão o acendimento completo da Chanukiá dentro da Sinagoga. O link para acompanhar é o https://bit.ly/federacaoisraelitape.

No desenrolar da narrativa da Chanucá, haverá uma reflexão sobre oito valores judaicos que correspondem às oito velas acesas do candelabro. A atriz Roseane Tachlitsky e o professor de Cultura Judaica, Marcos Gandelsman, contarão essa história ao longo do Festival. Durante a programação do Festival haverão várias ações dos alunos e professores do Colégio Israelita Moysés Chvarts; diálogos produzidos por membros do Movimento Juvenil Judaico, Habonim Dror; reflexões de rabinos e rabinas da cena brasileira; análises do historiador, Carlos Reiss, de Suzana Chwarts e Natalia Pasternak; além da parte cultural que contempla apresentações musicais de Fortuna Safdié, Giulia Wolfenson e Marcio Guendler. O Festival de Cultura Judaica integra o calendário cultural da cidade do Recife.  

Chanucá –  ou Hanucá é uma festa judaica, também conhecida como o Festival das luzes. “Chanucá” é uma palavra hebraica que significa “dedicação” ou “inauguração”. A primeira noite da festa começa após o pôr do sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. O evento celebra a resistência judaica contra a dominação helênica, que ocorreu 200 anos a.c. Segundo a tradição, a festa dura oito dias, pois no conflito da retomada do Templo de Jerusalém, os judeus encontraram uma quantidade de óleo para o acendimento das velas que só duraria um dia. Mas, milagrosamente, durou oito. Por isso, durante esta festa se acende uma chanukiá de 9 braços (os oito braços para as velas e mais um principal para acender as demais)  para comemorar o milagre do óleo que queimou por oito dias e a cada noite desse período se acende uma vela. A partir da luta cultural dos macabeus, o acendimento das velas simboliza a resistência cultural judaica ocorrida na defesa do templo de Jerusalém. 

SERVIÇO: 30 Festival de Cultura Judaica 

DATA: 05/12/2021

HORÁRIO: DAS 16h ÀS 18h

LOCAL: CANAL YOUTUBE DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DE PERNAMBUCO

LINK: https://bit.ly/federacaoisraelitape.

O EVENTO É GRATUITO