Foto: Maker Mídia – Guilherme Lostt

Realizado pelo Sesc PE, projeto exalta as culturas periféricas no Recife com celebrações nos bairros de Parnamirim, Santo Amaro e Mangabeira. Programação contará com shows, atividades recreativas e ações de bem-estar

A chegada de novembro vai marcar a etapa final do Entre Ruas, festival realizado pelo Sesc Pernambuco. A segunda edição do projeto, iniciado em outubro, terá programação cultural gratuita em três bairros do Recife e cerimônias de entrega de murais e barcos grafitados. As atividades vão acontecer entre os próximos dias 3 e 5.

A agenda tem início neste domingo (3), às 14h, no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamimim, Zona Norte do Recife. O festejo tem início com o musical infantil Só pra Rodar, do Cutia Coletivo, reunindo os ritmos do frevo, da ciranda, do maracatu, da valsa, do alujá e do toré em um espetáculo cantado e dançado para todas as idades. Tem ainda recreação infantil com brinquedos infláveis, além de apresentações da DJ Vibra e do Pagode do Didi, patrimônio vivo da cultura pernambucana.

Um dos momentos especiais da tarde será o Sesc Arte Flutua, um desfile poético com oito barcos grafitados por artistas convidados navegando pelo Capibaribe, um momento de conexão com o rio que inspirou esta edição do festival. As embarcações vão partir do Marco Zero, no Bairro do Recife, navegando pela cidade em direção ao pier do museu no Parnamirim.

A curadoria das intervenções com grafitti nos três territórios do Entre Ruas é assinada por Yone Seres, da Galeria Lama, que reuniu Mila, Bubu, Shell, Cigana, Lusca, Avelin, Abrós e Mavik para repaginarem os barcos utilizados pelos trabalhadores que fazem do Capibaribe como meio de sustento.

Santo Amaro – A entrega das pinturas no centro do Recife será no dia 4 de novembro, às 14h, na Rua Franscisco Jacinto, e terá a presença do Som na Rural, Dj Vibra, Café Preto. Os painéis grafitados na comunidade de Santo Amaro são assinados por Mega Art, Chian Ilustra, Evil, Mich, Ariely e Juro.

Casa Amarela – Na Zona Norte, a finalização do projeto acontece na terça-feira (5), às 14h, na Rua do Cinema (Mangabeira) com apresentações de Okado do Canal, Som na Rural e Dj Vibra, além de espaço de bem-estar com serviços de beleza e autocuidado. Os painéis entregues à comunidade foram produzidos por Arem, Nando Zv, Máximo, Arapuá, Kamu e Thays Eunice.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Encerramento do Festival Entre Ruas

Entrada: gratuita

Programação:

3/11 às 14h, no Museu Murillo La GrecaR. Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim, Recife – PE

4/11 às 14h, na R. Francisco Jacinto – Santo Amaro

5/11, às 14h, no Rua do Cinema – Mangabeira