Escola de inovação do CESAR oferece oficinas especiais para crianças e adolescentes, com foco na criatividade e educação para o futuro
Aguardado com ansiedade pelos jovens, as férias escolares podem dar um nó no dia a dia dos pais, que querem oferecer aos filhos um período livre das obrigações das aulas, mas divertido e produtivo. Pensando neste público a CESAR School, escola de inovação do CESAR, localizada no Bairro do Recife, criou oficinas especiais para crianças de 5 a 14 anos. Ao todo são 6 oficinas que acontecem durante o período de 21 de janeiro a 1 de fevereiro e custam R$55 cada. As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/cesarschool
“A cada dia que passa, precisamos ser capazes de utilizar e desenvolver novas tecnologias. Também é imprescindível que criemos cenários de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de competências para o futuro como, criatividade, comunicação, colaboração e pensamento crítico. Esta é nossa filosofia em todas as graduações, pós-graduações e mestrados que oferecemos e, com estas oficinas, levamos este conceito, de forma divertida, para os mais jovens também” – explica Felipe Furtado, Executivo Chefe da CESAR School.
Sobre as oficinas:
Coding for Kids – Dia 21 de janeiro, das 14h às 18h
Programar é coisa de criança sim! Nesta oficina, as crianças vão aprender a programar de forma divertida, jogando, criando personagens e animações. Com uma abordagem muito mão na massa e repleta de produções autorais, a oficina é, sobretudo, um convite para aprender brincando.
Facilitadores: Danielle Gomes, Tancicleide Gomes e Everton Barros
Público Sugerido: 8 a 11 anos
App Inventor for Teens – Dia 23 de janeiro, das 14h às 18h
Saber programar é uma das competências do século XXI e esta oficina tem como objetivo introduzir as crianças aos conceitos básicos de programação, de forma divertida, vivenciando atividades práticas com diferentes ferramentas e muita criatividade. O foco será estimular competências como pensamento computacional, protagonismo, colaboração, pensamento crítico e autonomia.
Facilitadores: Everton Barros e Anderson Silva
Público Sugerido: a partir de 13 anos
Escudeiros em Ação: Faça com Steven Universe – Dia 25 de janeiro, das 14h às 18h
Nesta oficina, serão ensinadas técnicas de montagem, colagem e pintura acrílica no desenvolvimento do escudo do (personagem de cartoon) Steven Universe. Serão trabalhadas competências organizacionais, trabalho em equipe e serão estimuladas habilidades criativas e de trabalhos artesanais.
Facilitador: Fernando Fernandes
Público Sugerido: 6 a 10 anos
Code Quest: Meu primeiro jogo de tabuleiro – Dia 28 de janeiro, das 14h às 18h
Nesta oficina, os participantes vão embarcar em uma aventura de aprendizado de programação e Cidadania, sempre com muita diversão. Será construído um jogo de tabuleiro de aventura e ao mesmo tempo um App para ajudar os aventureiros. Além das habilidades criativas e artesanais, todos vão aprender o pensamento computacional e design para jogos.
Facilitadores: Gabriele Pessoa, Felipe Malafaia e Stefany de Sá
Público Sugerido: 8 a 14 anos
Mão na Massa e Cabeça nas Nuvens – Dia 30 de janeiro, das 14h às 18h
Nesta oficina, as crianças serão estimuladas a brincar e criar bonecos em massa de modelar e partir deles, haverá contação de histórias.
Facilitadores: Carla Alexandre e Paulo Eduardo
Público Sugerido: 5 a 10 anos
Liga dos Super Designers: Design Thinking para heróis e heroínas – Dia 1 de fevereiro, das 14h às 18h
Esta oficina busca recrutar aprendizes de “super-designers” para solucionar problemas utilizando estratégias e ferramentas do Design Thinking.
Facilitadora: Janaina Brancos
Público Sugerido: 7 a 10 anos