Seis atividades artísticas, lúdicas e sensoriais relacionadas ao ritmo serão realizadas diariamente, ao longo do mês, no museu
Mês de férias escolares, julho é período aberto a atividades que unam lazer e aprendizado no Paço do Frevo. É nesta seara que se encaixa o FrevAções, ocupação educativa em cartaz diariamente no espaço até o próximo dia 31. Ao todo, são seis opções de programação, com alcance da infância até a melhor idade, realizadas na sala Bajado, com intuito de estreitar ainda mais os laços dos visitantes com este Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Poesia, articulações lúdicas, sensoriais, artísticas, corporais, contações de histórias, além de momentos de apreciação estética, integram os campos a serem explorados pelos visitantes, sob mediação dos educadores do museu e com um toque de elemento surpresa – quem estiver visitando o espaço, poderá participar da ação do dia. Na Frevo no Ar, o objetivo é mergulhar nas memórias do Frevo como arte que pulsa entre ruas durante o Carnaval. Assim, crianças de 5 a 12 anos serão convidadas a experimentar a criação de brinquedos ligados à manifestação, usando palitos, fitas de cetim e outros materiais de decoração. No fim, a criação será utilizada no exercício de passos de Frevo.
Para o Carteado do Paço, a ideia é utilizar cartas com imagens referentes a passos de Frevo. Os visitantes escolhem uma peça e, a partir da imagem selecionada, devem dar movimento ao que é visto, com possibilidade de inovar as maneiras de dançar já catalogadas. Na Contação de Histórias, haverá a leitura ou narração de histórias ligadas ao Frevo, tendo como reforço bonecos e objetos que estimulem o lado lúdico em crianças de 3 a 8 anos, com direcionamento também ao público com Transtorno de Espectro do Autismo (TEA).
Outra atividade é o Contando o Frevo, vivência interdisciplinar cuja música é o propósito. A partir de uma tabela que elenca a sessão percussiva das orquestras de Frevo, os participantes escolherão sons para representar instrumentos como surdo, pandeiro e caixa, contando e cantando as casas desenhadas. O processo será gravado por meio do WhatsApp, resultando em uma sessão rítmica que poderá ser reproduzida em diferentes andamentos.
Soltar a voz é a missão no Karaokê do Frevo, em que o visitante deverá escolher entre clássicos do gênero e fazer bonito na performance. Após o “show”, é possível bater um papo com os educadores a respeito da música escolhida, seu processo de composição e as histórias por trás da produção.
A Frevo que Transborda complementa a gama de atividades. Nela, os educadores conduzem o público por uma visita a memórias de outros carnavais, culminando em desenhos afetivos – e feitos às cegas.
“Toda a agenda da FrevAções carrega uma dimensão de atualização sobre o Frevo, nos possibilitando aprender de forma divertida, lúdica. São atividades que reforçam o Paço do Frevo como um museu vivo e de experiências, onde o visitante toma parte na construção da história ativa do Frevo”, desenvolve Carlos Lima, coordenador de Educação do Paço do Frevo. “Além de trazer o protagonismo para o público, a ocupação experimental-educativa FrevAções movimenta saberes e promove uma experiência encarnada no museu, potencializando a arte e a interação”, complementa.
Todas as dinâmicas da FrevAções estão incluídas no valor do ingresso de acesso ao Paço do Frevo, sem custo extra ou necessidade de inscrição.
PAÇO DO FREVO – O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.
O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o papel de mantenedor do Grupo Ultra, patrocínio da Rede e da White Martins. Conta com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas e Chevrolet Serviços Financeiros, e o apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape.
SERVIÇO
Paço do Frevo | Ocupação educativa-experimental FrevAções
Diariamente, até 31 de julho.
Onde: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.
Quando: Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – Entrada gratuita às terças-feiras.
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.