Neste mês de julho, o Centro Sabiá festeja 30 anos com o “Festival Terra, Mãe de Todas as Lutas”, para comemorar essas três décadas de ações pela promoção da agricultura familiar nos princípios da agroecologia. O terceiro evento do Festival acontece, em Tamandaré, nesta sexta – feira (21), na Praça da Bíblia da cidade .

A agricultura familiar de base agroecológica na zona da mata é revolucionária, plantar e colher sem veneno, sem devastar o meio, sem a ideia da monocultura, tão   comum na região há mais de 500 anos com a cana-de -açúcar. “Aqui na Zona da Mata Sul vamos abordar questões de luta pelo território, a permanência da cana-de-açúcar nos projetos de assentamento, mas também é momento de celebrar a assistência técnica do Centro Sabiá e as transformações que a ONG traz aqui para o  território, como a produção de alimentos saudáveis, a recuperação de solos e nascentes, as agroflorestas, os manejos e muita produção, principalmente de frutas e a comercialização nas feiras agroecológicas do território”, pontua Edgar Caliento técnico do Sabiá no território. 

A atividade começa às 7h, na feira agroecológica, e tem como tema: “Sabores e Sabores: Da Luta pela Terra para a Comercialização Agroecológica”. Haverá apresentação do Grupo Água da Cacimba, e o parabéns com bolo em comemoração aos 30 anos de existência do Centro Sabiá e muita música para celebrar o trabalho desenvolvido na Zona da Mata Sul.

O Centro Sabiá  – É uma organização não governamental pernambucana, fundada no dia 9 de julho de 1993, que atua em quatro territórios do estado, além do Agreste, no Sertão do Pajeú, Zona da Mata Sul e na Região Metropolitana do Recife. A ONG promove a agricultura familiar de base agroecológica, no campo e nas cidades, mas também projetos de convivência com o Semiárido, como a implementação de tecnologias sociais como as cisternas de placas e de reuso de águas cinzas, além da assistência técnica, que facilita a multiplicação de ações como o cuidado e a guarda de sementes crioulas, mercados agroecológicos, como as feiras, e tantas outras ações tendo como base o Sistema Agroflorestal.  

Serviço:

Programação:

Local: Praça da Bíblia da cidade .

Data: sexta-feira, 21

7h – Abertura da feira com com agricultoras/es agroecológicos da Mata Sul comercialização com degustações

9h – Apresentação cultural do Grupo Água de Cacimba

9h50 – Falas sobre a luta pela terra e comercialização agroecológica no território –  Agricultores/as, convidados/as, parceiros/as

10h – Parabéns do Sabiá

11h – Momento finalização da feira com a playlist do Centro Sabiá, rolando só música boa.