Primeira edição do IT Forum na capital baiana levará os convidados para conhecer espaços culturais da cidade
Casa Pia de São Joaquim, Igreja de São Francisco, Fundação Casa Jorge Amado, Casa do Carnaval, Museu Afro, Pelourinho e Painéis de Carybé. Espaços históricos, com raízes culturais fortes, distintas, e que remetem à identidade do povo baiano.
A escolha da Bahia para a realização do IT Forum não foi em vão. “Toda cidade portuária é uma cidade de encontros”, afirma Rafael Dantas, professor e historiador. “Estamos falando de lugares que tiveram seu desenvolvimento cultural ligado ao mar, o que possibilitou uma série de trocas, contatos, ideias e avanços tecnológicos. Fatos que moldaram os locais como as referências cosmopolitas que conhecemos hoje.”
Para Adelson de Sousa, fundador e presidente da IT Mídia, realizadora do evento, o contexto histórico reforça a essência do que a empresa quer proporcionar à região. “Um resgate de conexões, tecnologia e inovação”, afirma. O IT Forum nasceu em 1999 com o compromisso de estimular o crescimento do setor de tecnologia no Brasil e levar a inovação para solo nordestino. Além da personalidade cosmopolita do lugar, Sousa conta que sempre teve forte ligação com a Bahia, e que viu na união da cultura com o encontro de negócios um forte potencial para o desenvolvimento econômico, artístico e profissional do Estado.
“Temos grandes planos para a região e um deles é torná-la um polo tecnológico por meio do incentivo à educação, à economia e à cultura. Mas não é só sobre conhecer o mercado. É importante aprender sobre o povo que fará essa roda girar e como a cultura local pode ajudar nesse desenvolvimento”, reforça André Cavalli, CEO da IT Mídia. “Por isso, decidimos levar os convidados do evento – com forte potencial de investimento em projetos na Bahia -, para uma imersão”, explica.
A agenda cultural será entre os dias 15 e 17 de setembro. O roteiro foi elaborado e será acompanhado pelo próprio historiador Rafael Dantas. Ao todo, serão visitados 13 lugares. Entre eles:
Casa Pia de São Joaquim – O local, que vai receber a agenda executiva entre os dias 13 e 15 de setembro, é um dos principais pontos de Salvador. Com mais de 200 anos de história, está localizado na parte baixa da capital baiana. A casa é tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. O espaço foi originalmente construído como um noviciado jesuíta no início do século XVIII. Passou por uma restauração em 2021 e hoje abriga escola, eventos e exposições.
Casa Jorge Amado – A antiga construção localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, tem grande importância histórica e cultural na cidade, sendo também conhecida por abrigar diversas personalidades artísticas. A instituição funciona como um espaço cultural aberto ao público, e ainda conta com um acervo de objetos pessoais do escritor, como: fotografias, cartas, manuscritos, livros, além de exposições temáticas relacionadas à sua trajetória e ao contexto social e político em que ele viveu.
Rosário dos Pretos – A igreja foi erguida na ladeira do Pelourinho pelos escravizados africanos, trazidos ao Brasil para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar e outras atividades econômicas da época. A construção é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO – desde 1985 – e é um testemunho vivo da rica e complexa história brasileira, retrato da resistência dos povos africanos que ajudaram a moldar a nação.
Museu da Gastronomia – O museu está situado em um espaço histórico da cidade, o Solar Pereira, uma construção colonial datada do século XVII, dedicado a contar a história da rica e diversa culinária baiana. A oportunidade é imperdível para os visitantes mergulharem na cultura, na história e na origem dos pratos e ingredientes utilizados, além de conhecer as tradições associadas à comida local.
O IT Forum Salvador é realizado pela IT Mídia e conta com o suporte de órgãos municipais de turismo e vai levar CEOs, CIOs e executivos do setor de tecnologia para encontros de relacionamento a partir de uma imersão regional entre os dias 13 e 17 de setembro. O objetivo é difundir arte e inovação durante os cinco dias, que vão reunir cerca de 1,2 mil pessoas na capital baiana.
IT Forum
O IT Forum Salvador é o segundo encontro de 2023. O primeiro, realizado em abril, em Trancoso, contou com mais de 150 CIOs. O segundo encontro será realizado em setembro, em um circuito no Centro Histórico da capital baiana, que se inicia na tradicional Casa Pia. O IT Forum faz parte do esforço da IT Mídia para estimular o crescimento do setor no nordeste do país, com ações diretas junto a essa comunidade.