Foto: Obra de Bia Melo

Últimos dias de visitação acontecem neste final de semana. Programação vai ter roleta de descontos e documentário inédito sobre o Vale do Catimbau 

O projeto “Gráfica Lenta no Catimbau” se despede do público recifense neste final de semana na Galeria Maumau, no Espinheiro. A exposição “Narrativas Neolíticas”, que apresenta mais de 150 xilogravuras de 40 artistas, chega aos seus últimos dias com uma programação especial. Os visitantes terão as últimas oportunidades de conferir as obras nesta sexta, sábado e domingo, sempre das 15h às 19h.

No domingo, a produção preparou um encerramento único, incluindo uma roleta especial de descontos para aquisição de gravuras e a exibição inédita no Recife do documentário “Trilhas do Alcobaça”. O filme, inteiramente realizado no Vale do Catimbau, é produzido por Cida Andrade – guardiã e guia do Sítio Arqueológico Alcobaça + Coletivo Trovoada e dirigido por Gabi Ribeiro. A tarde, que promete entrar pela noite, também contará com comidinhas da Dhuzati e chope artesanal da Risoflora.

Uma Imersão na Alma do Catimbau

Desde sua abertura em 6 de julho, “Narrativas Neolíticas” tem encantado os visitantes ao mergulhar nas paisagens, lendas e encantos do Vale do Catimbau. A exposição é fruto de uma imersão de dois meses dos artistas pernambucanos no segundo maior parque arqueológico do Brasil, onde exploraram a técnica da gravura em linóleo para esculpir e imprimir, nos mais diversos suportes, a fauna, flora, sítios arqueológicos e histórias da região. O projeto foi fomentado pelo programa Funarte Retomada 2023. 

Maurício Castro, um dos fundadores da Gráfica Lenta, destaca a importância da exposição para o coletivo: “A Gráfica Lenta está comemorando dez anos de atividades e não podíamos comemorar de uma maneira melhor. Foram semanas de muita imaginação e criatividade para os nossos artistas e de também de ensino e aprendizagem para a população local.”. 

A produtora executiva do projeto, Clarice Hoffmann, ressalta a profundidade da imersão no Catimbau: “Acho que conseguimos estabelecer uma relação de mútuo saber e plantamos juntos uma semente para o surgimento de um coletivo de gravuristas na região do Vale do Catimbau.”

Além da Galeria Maumau, as obras foram expostas em cinco comunidades do Vale do Catimbau, incluindo o território indígena Kapinawá. Um arquivo digital com audiodescrições das gravuras, depoimentos e fotos da experiência estará disponível em breve no Instagram do projeto (@graficalentacatimbau).

Serviço:

“Narrativas Neolíticas” – Gráfica Lenta no Catimbau

Sexta, Sábado e Domingo (26, 27 e 28)

Das 15h às 19h

Galeria Maumau (Rua Nicarágua, 173, Espinheiro, Recife)

Entrada gratuita

Programação especial no domingo com exibição de documentário inédito

@graficalentacatimbau

Sobre o Parque Nacional do Catimbau:

Criado em 2002, o Parque Nacional do Catimbau é a segunda maior unidade de conservação de Pernambuco e um dos últimos refúgios do bioma Caatinga. O parque abriga sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos, sendo um local de grande importância cultural e ambiental, reconhecido por sua beleza natural e rica biodiversidade.

Sobre a Gráfica Lenta:

Fundada em 2013 no Recife, a Gráfica Lenta é um coletivo de artistas dedicado à produção de gravuras. O coletivo promove oficinas, exposições e intercâmbios, buscando democratizar o acesso à arte e fortalecer a cena cultural pernambucana. Em 2023, a Gráfica Lenta completou dez anos de atividades, comemorando com a exposição “Narrativas Neolíticas”.