A sensibilidade dentária é um problema bastante comum e que traz um incômodo muito grande. As mudanças de temperatura e certos alimentos (ácidos ou doces) podem causar hipersensibilidade. Bebidas muito geladas ou quentes? Nem pensar. Escovar os dentes também é uma tarefa difícil para quem sofre com esse problema.

De acordo com a cirurgiã-dentista da Maxi Dente, Dra. Cláudia Albuquerque, a hipersensibilidade pode acontecer por vários fatores. ‘‘A hipersensibilidade pode acontecer por diversas razões, desde uma cárie até fatores emocionais, mas em geral esse quadro se desenvolve por conta da retração gengival, que por sua vez, pode ser provocada por uma escovação inadequada, com muita força, desgastando o esmalte dentário’’, explica.

 A parte macia e interna dos dentes, chamada dentina, tem terminações nervosas e é protegida pelo esmalte. A retração gengival expõe essa parte, e é por isso que surge a sensibilidade. “Com a exposição da dentina, estímulos externos (alimentos frios ou quentes) ativam os nervos no núcleo do dente, causando uma dor aguda que caracteriza a sensibilidade dentária”, afirma Dra. Cláudia.

Um dos fatores que também contribui para uma piora no quadro de sensibilidade dentária é a alimentação, de acordo com a cirurgiã-dentista. ‘‘ O desgaste do esmalte também pode ser provocado por alimentos ou bebidas com pH baixo. Esse desgaste pode chegar até a dentina. É aconselhável não ingerir esses alimentos com frequência. Alguns deles são: cerveja, refrigerante, café, limão e vinagre’’, enfatiza.

Outra orientação importante é quanto à escovação dos dentes, que não deve ser feita imediatamente após as refeições. Segundo a Dra. Cláudia Albuquerque, o indicado é esperar em torno de 20 minutos para que o pH bucal fique menos ácido, evitando o desgaste dos dentes causado pelo atrito da escova com o dente em meio ácido.

Formas de atenuar a dor

Para cuidar da sensibilidade dos dentes, é fundamental procurar um especialista para fazer o tratamento. Os procedimentos indicados por um profissional devem ser seguidos, e um acompanhamento também é importante. Mas existem algumas medidas simples que podem ajudar a amenizar a dor e o incômodo provocado pela sensibilidade.

‘’Usar escova de dentes extra macia, escovar os dentes evitando fazer força em excesso, usar creme dental específico para sensibilidade dentária, evitar alimentos ácidos e usar creme dental com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer o esmalte são algumas das medidas que podem ser adotadas para ajudar a aliviar a dor que a sensibilidade provoca’’, finaliza Dra, Cláudia.

 MAXI DENTE

RioMar – Empresarial RioMar Trade Center, Torre 1. Pina

Tel 9.8680-2870