Diminuição das dores musculares, melhora da respiração e redução do inchaço provocado pela retenção de líquidos são alguns dos benefícios

O momento da gravidez requer da mulher mais cuidado com o seu corpo e saúde, isso por conta das diversas alterações hormonais e transformações que o corpo irá enfrentar, como seios maiores, aumento do peso corporal, inchaço, enjoos, cansaço, constipação e outras. Por isso, a atividade física é recomendada no período e após o parto.  Os exercícios físicos são recomendados para todas as gestantes saudáveis e a prática regular durante a gestação pode promover inúmeros benefícios físicos e psicológicos.

Durante a gravidez, a prática de atividades físicas auxilia tanto a mãe, quanto o bebê. Os exercícios melhoram o transporte de nutrientes e oxigênio do organismo materno para o bebê, que se dá por meio da placenta e do cordão umbilical, a melhor oxigenação do cérebro, bem como, benefícios cognitivos ao bebê.

“Dentre os principais benefícios que a atividade física gera para a mãe, estão: a diminuição das dores musculares provocadas pelo crescimento da barriga, a melhora da respiração, a redução do inchaço provocado pela retenção de líquidos, redução do risco de pré-eclâmpsia e a diminuição do estresse e tensão”, explica a educadora física e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Thaís Silva.

Contudo, apesar de promoverem bem-estar, é importante ficar atento para o tipo de exercício que será feito, alguns exercícios podem promover risco para a grávida e o bebê, por isso são desaconselhadas atividades que tenham risco de queda, como o ciclismo, ou apresentem mudanças rápidas de direção, como o tênis, esportes de contato, como futebol, ou qualquer outra atividade física que possa causar trauma ao bebê.  Estas atividades devem ser evitadas ou, pelo menos, adaptadas para a redução e prevenção dessas condições. Abdominais não são indicados, por causa do útero, ele aumenta a sobrecarga para a coluna e região lombar, causando dores.

Thaís ainda reforça. “Embora não haja um aumento no risco de aborto ao fazer exercício físico, o mais seguro é que apenas a partir do terceiro mês de gravidez, as mulheres deem início à prática de atividades físicas até o dia do parto, além disso, seja acompanhada por um profissional de educação física. Ele é o responsável para direcionar as maneiras mais adequadas na execução de qualquer tipo de exercício físico, dando as orientações ao melhor posicionamento, o tempo de duração dos exercícios, intensidade e a frequência, que são de extrema importância para a realização de atividades físicas”.

Exercícios mais indicados durante a gestação:

  • Caminhada;
  • Corrida leve;
  • Pilates;
  • Hidroginástica e Natação;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Alongamentos;
  • Musculação leve (de preferência acompanhada por um profissional);
  • Dança;
  • Ioga.