A manhã deste sábado (16), várias crianças dominaram a praia de Itapuama para a etapa final da 7• edição do Surf Kids. O evento foi realizado pelo surfista Luiz Henrique Beltrão e sua família, com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

O intuito do evento é fomentar o esporte nas categorias de base. O primeiro dia do campeonato aconteceu na última terça-feira (12), Dia das Crianças, quando mais de 112 atletas participaram. Neste sábado (16), aconteceram algumas semifinais, as finais e a premiação que contava com medalha, troféu para o primeiro lugar, brindes de patrocinadores e prancha para os vencedores das categorias sub 12 e sub 14, tanto feminino quanto masculino.

De acordo com o prefeito do Cabo, Keko do Armazém, o fomento do esporte proporciona a mudança de realidades. “É através do incentivo a essa prática que podemos ajudar essas crianças a abrirem um leque de oportunidades na suas vidas. Esse é um dos meus compromisso de gestão, dar apoio a eventos que promovam a igualdade e o crescimento através do esporte”.

Fernando Santos é surfista e morador de Itapuama, mas hoje foi para o campeonato como torcedor, pois o seu neto, Davi Santos, estava concorrendo na categoria sub 8 masculina. O pequeno se consagrou campeão. “É a primeira competição dele e fico muito feliz de o ver participando, é um sonho realizado. Já competi em muitos campeonatos e representei o Cabo fora do Estado, por isso acredito ser muito importante esse tipo de evento para incentivar as categorias de base”. Davi também amou participar e afirmou que é a primeira de muitas. “Foi muito bom, gostei. Tô muito feliz de ter ganhado e vou participar mais vezes”.

Um destaque do campeonato foi a promoção da inclusão, com atletas com deficiência participando e inclusive ganhando a medalha de ouro. Segundo o idealizador do Surf Kids, Luiz Henrique Beltrão, o esporte é pra todos e é preciso incentivo. “É importante a participação da família ajudando eles nesse processo. Tive a ideia de começar com o campeonato junto com minha esposa e filhos, por ser surfista e perceber que faltava incentivo para as categorias de base. No começo foi difícil, não tínhamos muitos atletas, mas hoje somos referência em Pernambuco como o maior campeonato de base do Estado e reunimos crianças da Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife”.

Confira a lista de vencedores:

Sub 8 masculina
Davi Santos

Sub 8 feminino
Isabele Marques 

Sub 10 masculina 
Felipe Almeida

Sub 10 feminino
Nicole Vitória 

Sub 12 masculina 
Pedro Henrique

Sub 12 feminina 
Lara Pino

Sub 14 masculina
Ruan Barros

Sub 14 feminina 
Alexia do Carmo