Marina Sales, do Colégio Salesiano, garantiu medalhas de ouro nos Jogos Escolares Sul-Americanos, na Colômbia. Em campeonato brasileiro, Antônia e Airos levaram prata e bronze no pentatlo

Alunos do Colégio Salesiano Recife representaram muito bem Pernambuco no judô e pentatlo moderno, nos últimos dias. A jovem Marina Sales garantiu medalhas de ouro e se consagrou campeã, individual e por equipes, de judô nos Jogos Escolares Sul-Americanos, realizados na Colômbia, dividindo o pódio com Venezuela, Argentina e Chile. 

Já no Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno (CBPM), realizado no dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro, os estudantes Antônia de Holanda e Airos Matheus garantiram medalha de prata e bronze, respectivamente, na categoria sub 13.

Motivo de orgulho

De acordo com Marcos Sales, pai de Marina, esse foi um grande passo na vida esportiva da atleta e representou muito para seu crescimento pessoal. “Eu fico, às vezes, sem palavras. É um sonho realizado e nos faz ver que todo o esforço, sacrifícios e abnegações valeram a pena”, afirma. “Essa vitória não é só dela e não teria acontecido sem o apoio do sensei Robson Bacelar e de toda equipe da escola, que não mediram esforços para proporcionar nossa participação nesse evento”, complementa.

A jovem de 14 anos dará uma pausa nos treinos para focar nos estudos e, em janeiro, começará o treinamento para o mundial escolar, que será realizado na cidade de Slatibor, na Sérvia, em abril de 2025, pela International School Sport Federation (ISF). Ela coleciona diversos títulos no Judô desde 2019 e os mais recentes foram ainda neste ano, ao garantir o primeiro lugar nos Jogos Escolares de Pernambuco e o segundo lugar nos Jogos Escolares Brasileiros.

Múltiplas habilidades

Reunindo inúmeras habilidades que o pentatlo moderno exige, já que é um esporte que envolve cinco modalidades (esgrima, natação, ninja run e corrida e tiro), a estudante Antônia, de 11 anos, possui outras conquistas esportivas, fruto de uma rotina semanal de preparação. Ela faz parte da Federação de Pentatlo Moderno de Pernambuco desde 2021, e, no ano passado, foi campeã na categoria sub 11 do CBPM, participou do Nordestão Salesiano e conquistou o bicampeonato na etapa Olinda do Campeonato Brasileiro de Aquathlon.

“É uma decisão dela permanecer no esporte e nós apoiamos. Às vezes, temos dificuldades, pois é tudo bancado pela família, mas seguimos em frente nessa jornada, que nos dá tanto orgulho. Acima de tudo, é uma ótima aluna, com notas muito boas”, afirma Daniela Holanda, mãe da atleta.

Já o estudante Airos Matheus, de 12 anos, se interessou pelo esporte em 2021, quando começou a treinar natação. Em 2022, aos 9 anos, começou no Pentatlo Moderno. Desde então, a rotina de preparação é constante. “Para ele, que está em desenvolvimento, os treinos são 4 vezes na semana, com duração de 4h por dia”, explica a mãe, Magda Simone.

Magda garante que Airos está muito feliz e que os estudos vêm em primeiro lugar. “É um orgulho ver os resultados, que é um empenho não só dele, mas também de treinadores e família. E, claro, para ter tudo isso, a dedicação está, primeiramente, na escola. É um aluno muito bom e só pôde competir porque já está aprovado por média”, finaliza.

Curiosidade – Em nível de disputa mundial, a única medalha brasileira de Pentatlo Moderno pertence à atleta Yane Marques, que também já treinou no Salesiano. Ela conquistou o bronze nos Jogos de Londres 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *