A iniciativa tem como proposta levar para crianças da faixa da primeira infância, dos 0 aos 6 anos; e 07 aos 12 anos, que estudam em escolas públicas, uma apresentação cultural, gratuita,  voltada à valorização, preservação e salvaguarda do Teatro de Mamulengo, que  tem como protagonista o rabequeiro pernambucano, Maciel Salu e o bonequeiro, Chico Simões, de Goiás


Após percorrer dezenas de escolas e espaços culturais, em seis estados do Brasil, o espetáculo infantil ‘Caminhos de São Saruê’, se despede do público nesta semana, com uma apresentação, gratuita, no Parque Municipal Botânico da Vale, em São Luís, no Maranhão. O espaço, que é dedicado à natureza e à educação ambiental, vai abrir as portas, para receber, pela primeira vez, a mostra que exalta a tradição nordestina do Teatro de Bonecos – Mamulengo, que é Patrimônio Cultural do Brasil.  A ação, que tem como público-alvo crianças de escolas públicas, acontece nesta terça-feira (29), das 9h às 12h.

O evento, realizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Chesf, busca proporcionar aos pequenos, da faixa da primeira infância de 0 a 06 anos; e dos 07 aos 12 anos, a alegria em viver e morar em um lugar cheio de doçuras e travessuras. Só para se ter uma ideia, em São Saruê, os rios são de leite. Já as pedras são de rapaduras, e as nuvens são de algodão doce. Um verdadeiro mundo cercado de delícias que prometem deixar a criançada babando.

Toda a história será conduzida pelo bonequeiro Chico Simões, idealizador dos bonecos e bichos protagonistas do universo do mamulengo. Já a parte musical, pano de fundo das apresentações, será comandada pelo rabequeiro pernambucano, Maciel Salu. Além da possibilidade de conhecer São Saruê, os meninos e meninas terão a oportunidade de colocar tudo isso para fora. Através de uma oficina, o público infantil vai poder pintar, desenhar, escrever e fotografar sobre tudo que aprenderam. Elas também vão poder interagir com os personagens da estória. Os materiais produzidos na oficina vão resultar em um livro, que será distribuído gratuitamente para elas.

“Está sendo uma rica oportunidade circular pelo Brasil apresentando este projeto. A cultura nordestina precisa ser reconhecida e ter sua apropriação cultural, por meio de suas gerações futuras. E, poder proporcionar esta mostra para crianças do Maranhão é nosso sonho . ”pontua o coordenador do projeto, Afonso Oliveira.

Balanço do projeto – Desde o último dia 30 de julho, o espetáculo infantil ‘Caminhos de São Saruê’ visitou 18 cidades, de seis estados do Brasil: Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Maranhão.  Além disso, mais de 900 crianças viram a apresentação, que foi realizada em escolas públicas, espaços culturais e educativos, de diferentes regiões do Brasil, gratuitamente.

 
Fotos: Pedro Raiz

Serviço

O quê: Espetáculo infantil ‘Caminhos de São Saruê’ chega no Maranhão
Quando: Terça-feira, 29 de agosto
Onde: Parque Municipal Botânico da Vale, em São Luís, no Maranhão
Horário: 9h às 12h