Depois de uma estreia conferida por mais de 100 pessoas, Arranca! realiza breve temporada de dois fins de semana com ingressos acessíveis

Após marcar sua estreia, contando com a presença de mais de 100 espectadores nas duas sessões da 19ª edição da semana Hermilo – evento que celebra o pernambucano e grande incentivador da cultura popular nordestina, Hermilo Borba Filho, que atuou como dramaturgo, escritor e jornalista, dentre outras atividades – o espetáculo de dança Arranca! retorna aos palcos para uma brevíssima temporada de dois fins de semana com ingressos acessíveis. As apresentações acontecem neste fim de semana, nos dias 27 e 28 de agosto e nos dias três e quatro de setembro, no próprio Teatro Hermilo Borba Filho, sempre às 19h30min.

“Tempos difíceis exigem danças furiosas”. A frase é da escritora e ativista feminista Alice Walker, mas dialoga perfeitamente com Arranca! que propõe uma dança urgente, eletrizante, mas também afetiva e delicada que dialoga com diferentes linguagens da cultura popular e da dança contemporânea propondo um sincretismo artístico cultural que questiona opressões sociais e pessoais sob um ponto de vista decolonial. Apresenta-se a corporeidade das danças de rua, da cultura popular e de um nordeste futurista.

O espetáculo é resultado da pesquisa Eu, o-morto-rezando-o-Xango e se baseia em Agá, livro de Hermilo Borba Filho, mais especificamente no seu capítulo, Livro dos MortosArranca! explora as dores e as lutas dos artistas-criadores Domingos Júnior, Íris Campos e Marcelo Sena, além de lançar questionamentos acerca dos papéis desempenhados entre oprimidos e opressores de maneira pessoal e social, sob um ponto de vista sensível, forte e poético.

Este é o mais novo trabalho do promissor diretor, ator e artista-educador, Domingos Júnior, que vem marcando a cena artística no teatro, no audiovisual e na dança. Este ano, protagonizou a Paixão de Cristo do Recife, Jesus, a luz do mundo, cuja estreia se deu em janeiro de 2022. Natural da cidade de Paudalho (PE), iniciou a vida artística na cultura popular. Em 2021, recebeu o prêmio de melhor ator no filme Á Mesa no Festival de Muriaé (MG). Dirigiu filmes como o Corpo-Capital e o documentário Com Chita e Paetê se Faz Historia, no qual resgata sua vivência na cultura popular na sua cidade natal. 

Arranca! tem a assinatura de Domingos Júnior na direção, mas também conta com o mesmo integrando a cena ao lado da bailarina, atriz e arte educadora, Iris Campos e do artista da dança, do audiovisual, músico e jornalista Marcelo Sena.

Foto: William Oliveira

Sinopse
Arranca! Quem te oprime? Quem te desarma? Quem te mata? Arranca! Quem te tortura? Quem te delata? Quem te desalma? Arranca! Quem te extingue? Quem te suprime? Quem te esquarteja? Arranca!

Ficha Técnica
Direção geral: Domingos Júnior
Co-direção: Íris Campos e Marcelo Sena
Intérpretes-criadores: Domingos Júnior, Íris Campos e Marcelo Sena
Coordenação de pesquisa: Domingos Júnior
Pesquisadores: Íris Campos e Marcelo Sena
Coordenação de Produção: Canela Vermelha Produção
Produção Executiva: Criativo Soluções | Danilo Carias
Iluminação: João Guilherme de Paula
Pesquisa e Concepção do Figurino: Maria Agrelli e Gabi Holanda
Figurino Corpo-Capital: Victor Limar 
Oficineira: Agrinéz Melo
Trilha sonora original: Marcelo Sena
Operação de som: Wagner Montenegro
Fotografias: William Oliveira
Assessoria de Imprensa: Natali Assunção

Serviço:
Arranca!
Dias: 27 e 28 de agosto, 3 e 4 de setembro –  Sábados e domingos
Horário: 19h30
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Endereço: Cais do Apoio, 142,  Bairro do Recife, Recife-PE
Ingressos: 
30,00 (Inteira) 
15,00 (Meia)
20,00 social (com entrega de 1kg de alimento não perecível)