Cyberbullying, fake news: como o professor deve lidar com essas questões? 

O acesso à internet cada vez mais precoce por crianças e adolescentes permite o contato com um mundo de informações nem sempre adequadas. Segundo dados da TIC Kids Online Brasil de 2021, 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet e, na maioria das vezes, sem orientação e supervisão, o que acaba expondo muito das suas vidas sem qualquer cuidado com a privacidade. 

Além disso, do cyberbullying às fake news, o ambiente virtual está recheado de informações sensíveis.  Outra preocupação dos especialistas é em relação à saúde física e ao bem-estar social e emocional. O fato é que as tecnologias trouxeram diversas mudanças no comportamento dos estudantes e por isso a atuação do docente é muito importante, sendo o professor um ator de grande importância nas discussões sobre cidadania digital.

Dentro desse contexto, a partir deste mês de outubro, a CESAR School lança o primeiro projeto voltado para professores com foco na segurança digital. “A ideia é aproveitar o mês do Dia dos Professores para o lançamento desse curso em plataforma digital voltado para os docentes. Queremos abrir esta temática entre os professores para que estejam preparados a se posicionar diante das temáticas que permeiam o mundo digital, como cyberbullying, fake news, LGPD, entre outros”, explica a gerente de produtos e projetos da CESAR School, Cristiane Sanches. 

A jornada de conhecimento proposta aos professores pela CESAR School, escola de inovação do CESAR, tem 10 horas de curso em plataforma online, e segue com a reflexão sobre comportamentos nocivos no ambiente digital e os efeitos do uso excessivo de tecnologias no bem-estar psicológico e físico. Além de propor uma reflexão sobre práticas sustentáveis no uso das tecnologias e os seus impactos no meio ambiente. 

O curso se divide em quatro módulos com temas como Privacidade e Proteção de Dados; Bem-estar Social e Emocional; Cidadania e Segurança; Boas práticas para evitar riscos à saúde relacionados ao uso de tecnologia; Impactos das tecnologias sobre o meio ambiente, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo https://www.cesar.school/cidadania-e-seguranca/.