Juro médio cobrado no cartão de crédito é a taxa mais elevada desse segmento e também a mais alta entre todas avaliadas pelo Banco Central

Um dos meios de pagamento mais comuns entre os brasileiros é o cartão de crédito. Queridinho por todos pela facilidade de acesso às compras, parceladas a perder de vista, esse meio de pagamento pode ser grande aliado caso seja bem utilizado. Mas, o acúmulo de parcelas pode desestruturar a vida financeira de muitas famílias.  

 De acordo com o professor e especialista em Direito do Consumidor, Rodrigo Duarte, o juro médio cobrado no cartão de crédito é a taxa mais elevada desse segmento e também a mais alta entre todas avaliadas pelo Banco Central, batendo até mesmo a do cheque especial, que atinge a marca de 395,3%, ao ano. “Diante dessa exorbitante taxa de juros, o principal erro em relação ao cartão é pagar a parcela mínima. É importante se planejar para efetuar o pagamento do valor total da fatura para evitar que a cobrança de juros se acumule e acabe virando uma bola de neve”, alerta.  

Portanto, se planejar ainda é a palavra da vez. Para isso, uma dica bem importante para não perder o controle das contas é anotar toda receita mensal e as dívidas fixas para saber quanto sobra para gastar no famoso dinheiro de plástico. Mas, caso a fatura fuja do orçamento, negociar a dívida o quanto antes ainda é a melhor saída. “Ao conversar com o credor exponha sua situação financeira e o quanto pode pagar. Além disso, reflita se a nova mensalidade cabe no seu bolso. Não adianta fazer um acordo, pagar uma ou duas parcelas, e depois voltar a ser inadimplente”, comenta. 

Outro ponto que merece atenção são as tarifas que as administradoras estão cobrando para o fornecimento e manutenção de cartões de crédito. É indicado muita atenção e cautela antes de usar o cartão para negociar essas taxas.  

Ainda de acordo com Rodrigo, é aconselhável concentrar as compras em apenas um cartão para evitar gastos com várias anuidades, além de só trazer vantagens como isenção de anuidade, pontuação de programas fidelidade/milhagem e facilidade no controle dos gastos. “Caso opte por ter mais de um cartão, olhe com atenção a soma dos limites. O ideal é que a soma de todos não ultrapasse 50% da renda líquida mensal”, conclui.  

SERVIÇO:  

Universo Recife  

Endereço: Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 – Imbiribeira