Que o azeite é um coringa na cozinha, isso não é segredo para ninguém. Contudo, se engana quem pensa que a grande variedade disponível só tem diferença de preço. Escolher o tipo certo para cada prato faz toda diferença no resultado final. É o conceito de harmonização, que vai muito além dos vinhos e das cervejas. Com a proximidade das festas de fim de ano, a SESI-SP Editora convidou a Laura Reinas, especialista em azeites, para algumas dicas de como usar o ingrediente para deixar essas ocasiões ainda mais saborosas.
A dúvida, geralmente, começa na hora da compra. Virgem, extravirgem, aromatizado, orgânico, especial. Como escolher? Laura comentou durante apresentação na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, onde promoveu o livro “Receitinhas para você – Azeites”, que a primeira dica é verificar se a data de fabricação é recente. “Azeite bom é azeite novo”, disse. Na live ela destacou, ainda, outros dois pontos de partida importantes. A pureza, com preferência para os extravirgens, e a embalagem, “onde o vidro escuro é melhor, já que o produto é sensível à luz e ao calor”, explicou.
Harmonização, Natal e Ano Novo
Para as festas, repletas de receitas mais elaboradas, nada de usar o azeite sem critérios. A especialista indica que para as que são pouco condimentadas ou doces, o ideal é apostar nos azeites com aromas e sabores suaves. Já para as que levam mais tempero, azeites mais intensos. “Uma outra sugestão é tentar substituir a manteiga por azeite nos preparos. Além de mais saudável, fica uma delícia”.