Um dos maiores destaques da 26ª Bienal Internacional do Livro é o Espaço Cordel e Repente, da Editora IMEPH, que é exclusivo e valoriza a cultura nordestina da literatura de cordel e também os repentes.

Com 300 metros quadrados, o Espaço Cordel e Repente ocupa local de destaque na Bienal, em frente à praça de alimentação, e tem uma programação repleta de atrações. São Mais de 50 artistas entre grupos de cordelistas e repentistas, cantores, músicos e escritores que se revezam num palco montado no próprio estande, que chama a atenção dos visitantes.

Consolidado como uma “ação de grande porte na divulgação, preservação e disseminação das artes e saberes ligados a cultura tradicional nordestina!”, conforme afirma a curadora Lucinda Azevedo, o Espaço Cordel e Repente participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo desde 2016, quanto foi eleito pelo Instituto Data Folha, em 2016 (24ª Bienal), o segundo mais visitado do evento.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

  • Homenagem ao poeta ROGACIANO LEITE: no centenário da morte do autor, a editora Imeph lança uma edição especial do livro “CARNE E ALMA”, que tem sua edição original datada de 1950.

Mais informações no site: https://www.rogacianoleite.com.br/

  • O cantor baiano XANGAI fará uma apresentação no sábado, 9/07, das 19h às 20h. 

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai é cantor, compositor e violeiro. Nasceu às margens do Córrego do Jundiá, afluente do Rio Jequitinhonha, na zona rural do município de Itapebi, no extremo sul da Bahia. É descendente direto do sertanista João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista. Viveu em Vitória da Conquista, na Bahia, onde aos 9 anos de idade conheceu Elomar, que, 10 anos mais velho, tornou-se seu amigo e o influenciou musicalmente. Em sua carreira já fez parcerias musicais com Elomar, Renato Teixeira, Arthur Moreira Lima e Geraldo Azevedo.

  • PALESTRA COM O SECRETÁRIO DE CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE E CORDELISTA, CRISPINIANO NETO SOBRE OS IMPACTOS DA LEI ALDIR BLANK PARA A CADEIA PRODUTIVA DO CORDEL

OUTROS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Lançamentos editoriais 

  • Livro “A MOURA QUE NÃO ERA TORTA”, de Arlene Holanda (Editora Armazém da Cultura) e palestra sobre a influência do conto ibérico no cordel com a mediação de Marco Haurélio.
  • Livro “COMO AS HISTÓRIAS SURGIRAM NA TERRA”, Editora IMEPH
  • Livro “É SAPO OU É BOI”, Editora IMEPH e apresentação do PALHAÇO MINGAU.
  • Livro: “NO RASTRO DE LAMPIÃO EMARIA BONITA”, da Terra Azul Editorial.
  • Livro “VOZES DA TRADIÇÃO”, Editora IMEPH, e sessão de autógrafos com os autores Marco Haurélio e Lucélia Borges.
  • Bate papo com autora do Livro “UMA ESCADA PARA O CÉU”, da Editora IMEPH, Polyanna Gama.
  • Livro “COMO AS HISTÓRIAS SURGIRAM NA TERRA”, Editora IMEPH
  • Livro ” A LEI MARIA DA PENHA EM CORDEL”, com sessão de autógrafos e declamação, EDITORA IMEPH.

Bate papos editoriais e apresentações

  • Apresentação Artística, POETA E CANTOR COSTA SENNA.
  • Bate papo com JOSÉ SANTOS e JONAS SAMAÚMA sobre Literatura de Cordel E Biografias.
  • Declamação de versos com poeta potiguar ANTONIO FRANCISCO.
  • Livro “A LEI MARIA DA PENHA EM CORDEL”, com sessão de autógrafos e declamação, EDITORA IMEPH.

Shows musicais e grupos de cordelistas e repentistas

  • SHOW DO COLETIVO TEODORAS DO CORDEL ARTEVISTAS SP.
  • Show CORDEL E CANTORIA, REMEDIO QUE VEIO PARA CURAR COM A MÉDICA, POETA CORDELISTA e CANTORA PAOLA TORRES.
  • LIVRO ” A LEI MARIA DA PENHA EM CORDEL” COM SESSÃO DE AUTÓGRAFOS E DECLAMAÇÃO, EDITORA IMEPH.

SERVIÇO

Espaço Cordel e Repente – 26ª Bienal Internacional do Livro de SP

– Na Rua E 

Quando: 02 a 10 de julho 

Horário: A partir das 9h

Onde: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ACESSANDO O LINK ABAIXO

Programação Espaço Cordel e Repente

Sobre a Editora IMEPH

A Editora IMEPH atua no desenvolvimento de projetos, assessoria técnico-pedagógica, capacitação de pessoal, promoção de eventos, avaliação discente/docente e produção de livros e materiais didáticos para a área da Educação. Desde 2001, realiza projetos inovadores de Formação voltados para: Educadores Infantis, Professores de Jovens e Adultos, Professores em Educação Inclusiva, Educadores do Ensino Fundamental I e II bem como Formação de Gestores e de alunos monitores.  Na área de literatura, edita autores de renome nacional e prioriza a publicação de textos regionais e locais. Participa do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, com o material estruturado Aprender Construindo e com livros de literatura infantil. A Editora IMEPH também desenvolve o projeto Nas Ondas da Leitura, em que são trabalhados de forma interativa o desenvolvimento da criatividade, a autonomia de pensamento, a arte em suas diversas manifestações, a escrita e a leitura. http://www.imeph.com.br/