O termo ESG (environmental, social and governance) surgiu como um conjunto de boas práticas e padrões que visam definir se uma empresa é sustentável, socialmente consciente e gerenciada de forma correta. Esses pontos são utilizados como critérios para ampliar a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras.

As últimas pesquisas revelam que a busca pela sigla ESG cresceu 1.200% nos últimos dois anos no Brasil. O ambiental, social e governança servem como um balizador para atestar que a organização possui a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio dos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento. Além disso, investidores se voltam às métricas para avaliar o compromisso das empresas no tema.

Para Arthur Luna, co-fundador da Esphera Soluções Ambientais, que fornece alternativas para o gerenciamento ambiental de grandes empresas em Fortaleza, para que de fato se construa um negócio consciente, é preciso que as premissas sejam levadas para a essência dos negócios. “Assim, a construção interna de estruturas conscientes pode reverberar externamente em impacto social gerado pelas empresas”, destaca. 

O foco em soluções baseadas na natureza também significa atenção especial ao tema do desmatamento. A descarbonização em foco é uma dessas soluções. Ela prioriza três premissas principais: que as reduções de CO2 devem permanecer no centro das atenções para os formuladores de políticas, empresas e investidores; que as empresas devem acelerar seus processos para diminuir as lacunas referentes à desigualdade de gênero, tendo em vista que já há evidências de que uma força de trabalho mais diversa leva a melhores resultados, e que a transparência é fundamental: com o amadurecimento do investimento em ESG há um foco crescente em como quantificar o impacto e medir a performance. 

“O desenvolvimento de uma agenda ESG em uma empresa pode auxiliar os gestores na estruturação mais robusta da área de sustentabilidade e o desenvolvimento de um planejamento estratégico. O nosso Software de Gestão de Carbono auxilia de forma minuciosa a mensurar os indicadores ambientais da companhia”, comenta o co-fundador da Esphera, Tiago Pinto, sobre a parceria que o software criado pela Esphera pode oferecer às empresas.