Nesta sexta-feira (23), às 19h, a Aliança Francesa Recife, com sede no bairro do Derby, recebe a escritora e editora Paula Anacoana para a apresentação do seu primeiro romance, “Tatou”. O lançamento em terras pernambucanas será mediado pelo jornalista recifense Raimundo Carrero. Assim como a escritora francesa, o livro se passa entre seus dois países de coração, França e Brasil, e aborda temas como raça, sexo e classe.

Paula Anacaona aprendeu a ler em português aos 24 anos. Desde então, vem estudando e se aprofundando em autores brasileiros, com atenção especial para a literatura marginal e nordestina. Em 2009, fundou a Editora Anacaona, voltada justamente a apresentar aos franceses os autores do Brasil. A editora também já traduziu mais de 40 livros do português para o francês, de autores como Conceição Evaristo, Rachel de Queiroz e Marcelino Freire.

Paula começou a escrever em 2016, primeiro com dois romances juvenis sobre Maria Bonita e Jorge Amado. Já “Tatou”, seu primeiro romance adulto, traz a história de Victoria, uma franco-brasileira, mestiça e presidente de uma multinacional. Prisioneira de sua vida de socialite e incapaz de encontrar a saída, Victoria decide escrever um romance, e já se imagina como uma nova Toni Morrison. É um fracasso, o que a coloca em crise.

Questionando diversos aspectos de sua vida, principalmente a ambição e o sucesso material a todo custo, ela chega a seu ferimento mais íntimo: o abandono de seu pai, sua metade negra. Recheado de referências à cultura brasileira e afro-americana, “Tatou” fala de miscigenação, da carreira feminina, da ambição, da condição da mulher negra, com franqueza e sem tabus.

O evento de apresentação do livro “Tatou” será aberto ao público. A Aliança Francesa Recife fica na Rua Amaro Bezerra, 466, no bairro do Derby.

 

Foto: Divulgação