Os afogamentos são a causa de 5,7 mil mortes por ano no Brasil e as crianças e jovens do sexo masculino estão entre as principais vítimas fatais, segundo dados do Boletim Epidemiológico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Para ajudar surfistas profissionais a realizar atendimentos de primeiros socorros, a DHL firmou parceria com a Sobrasa para oferecer um workshop exclusivo. O curso acontece nesta quarta-feira (14/12) durante a etapa do Circuito Brasileiro de Surf profissional, que está acontecendo na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE).
 

O workshop faz parte do projeto Surf Salva, que é voltado para esses atletas que, em muitos casos, são os primeiros a identificar um afogamento. O presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o surfista Flávio Padaratz (Teco), explica a importância dessa parceria, pois já presenciou algumas vezes casos de afogamento.
 

“O surfista, muitas vezes, é a pessoa mais próxima de alguém em situação difícil no mar. Na maioria das vezes ele é o primeiro a chegar e por isso é importante que ele saiba o que fazer nesta hora. É um exemplo que a gente está oferecendo para a sociedade ao educar os atletas a estarem prontos para o primeiro atendimento”, afirma Padaratz.
 

O treinamento conta com cursos de introdução ao salvamento, geografia da praia, prevenção em afogamento, socorro com prancha, boca a boca dentro d’água, transporte da água para a areia, suporte básico de vida na areia e como e quando chamar por ajuda. 
 

“O workshop é muito importante e é o primeiro que a Sobrasa realiza em um campeonato de Surf. Os dados de afogamento são alarmantes no país: 16 pessoas morrem afogadas diariamente, parte delas se acidentam em praias, locais que às vezes não se encontram guarda-vidas por serem locais isolados. Os surfistas estão presentes nestas praias e tem potencial de prevenir afogamentos. Esses profissionais são nossos parceiros no momento de salvar vidas. O programa Surf Salva tem o objetivo de reduzir o número de afogamentos em praias”, destaca o médico David Szpilman, fundador da Sobrasa e principal especialista em salvamento aquático do país.


Para a vice-presidente da DHL Express, Patrícia Starling, é fundamental agir em prol da prevenção de acidentes, bem como no treinamento de primeiros socorros. “Estamos próximos ao período de férias e do verão em que há aumento no número de visitantes e turistas nas praias brasileiras. O programa de conscientização nessa época do ano é necessário para aprimorar o conhecimento de surfistas, principalmente os profissionais durante um Campeonato de Surf. Este programa, no qual atuamos em conjunto com a Sobrasa, é um diferencial”, destaca.

Premiação

Durante o treinamento a DHL realizará sorteios para os participantes do Worskshop Surf Salva em baterias especiais DHL Expression Session que acontecerão na quinta-feira (15/12). A premiação será no valor de R$ 5000,00 para cada equipe: masculina e feminina.
 

Serviço:
Workshop Surf Salva
Data: 14/12
Horário: de 11h30 às 13h
Local: Praia da Taíba – São Gonçalo do Amarante, CE – próximo a R. Cap. Inácio Prata, 10. Localização exata: clique aqui.
 

SOBRE A DHL

A DHL Express é a empresa de logística mais internacional do mundo. Suas divisões oferecem um portfólio único de serviços de logística que abrangem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de operação e transporte de comércio on-line, expresso internacional e transportes aéreos e rodoviários. Com 380 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de maneira segura e confiável. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. Até 2050, planeja alcançar uma logística sem emissões.

Link

SOBRE A SOBRASA 

Criada em 1995, por um grupo de guarda-vidas, médicos e outros profissionais atuantes na área de segurança aquática, a SOBRASA é uma organização sem fins lucrativos, que funciona como um conselho profissional e atua unindo o Brasil para reduzir os afogamentos e incidentes aquáticos. Em seu quadro há 14 diretores, 36 chefes de departamentos e 128 consultores especialistas no assunto, que já formaram mais de 90 mil multiplicadores em salvamento aquático no país.