Especialista em bem-estar financeiro aplicou o programa na empresa líder no segmento em Manaus e os resultados foram surpreendentes

Muitos podem até desconfiar que o bem-estar financeiro está atrelado a momentos e influências familiares que moldam a forma como se lida com o dinheiro, mas como modificar esse padrão de crenças limitantes que persistem em tantos profissionais?

Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro, comenta sobre o sucesso que tem sido levar esse tema para empresas e mostra que os resultados impactam positivamente o negócio e seus colaboradores.

O programa de bem-estar financeiro, que concluiu os quatro encontros no final do mês passado, foi aplicado na empresa Beny Materiais de Construção, uma das líderes do seu segmento em Manaus. E para o diretor, Ivan Benzecry, esse foi um dos melhores investimentos que a empresa poderia proporcionar aos seus 24 líderes.

“Nossa empresa leva em sua formação e base uma forma muito humanizada de tratar e ver seus colaboradores, por isso, pensamos que para aqueles que têm muitas dívidas e não têm conseguido economizar para conquistar seu sonho, que poderíamos ajudar com o programa de planejamento de vida e bem-estar financeiro. Pois sabemos que quando se tem dificuldades emocionais e financeiras, isso impacta também em seu desempenho no trabalho”, afirma.

Rebeca Toyama já aplicou treinamento em diversas organizações e palestrou em entidades como a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Amazonas (ABRH-AM) onde falou sobre a estratégia de carreiras, planejamento e bem-estar financeiro.

O diretor da Beny comenta que logo após a aplicação do treinamento sentiu a diferença na atitude dos colaboradores. “Nossa equipe evoluiu muito na percepção e na forma de trabalhar e muitos deles relataram que se reuniram com as suas famílias e iriam modificar a forma de como estavam gerindo as finanças em casa e como isso impactava nos projetos em conjunto”, completa.

Como funciona?

Dentro do programa são quatro semanas de encontros. No primeiro, os participantes refletiram sobre como as influências familiares moldam a forma que lidam com o dinheiro, e o reflexo disso em  seu balanço patrimonial.

O segundo encontro foi o momento de analisar a chamada trajetória de vida e as principais experiências com relação ao dinheiro, principalmente, aquelas ocorridas na infância, avaliando o quanto isso impacta no fluxo de caixa atual. Já no terceiro, os colaboradores aprenderam sobre estilo de vida, como identificar seus objetivos financeiros futuros e elaborar um orçamento alinhando receitas e despesas. O processo culmina no tema liberdade financeira no presente e no futuro, assim, os participantes aprenderam a calcular seus principais indicadores financeiros para não colocar em risco a aposentadoria e seu envelhecimento saudável.

A criadora do programa, Rebeca Toyama, comenta que foi emocionante sentir os colaboradores reconhecerem as influências que trouxeram para sua vida adulta e como isso pode impactar tanto de forma positiva como negativa em suas escolhas de vida.

“Queremos proporcionar essa experiência ao maior número de empresas no Brasil, acreditamos que esse programa pode transformar o cenário socioeconômico do país” ressalta Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro e fundadora da ACI.

Sobre os resultados

85% dos participantes declararam estar plenamente satisfeitos com o programa e 100% afirmaram indicar esse programa ao um parente ou familiar.

“Os principais comentários e aprendizados extraídos dos encontros estão relacionados às mudanças de atitudes por parte dos colaboradores da Beny que passaram a refletir com suas famílias sobre os aprendizados e relataram que vão modificar seus hábitos e acompanhar melhor o fluxo de caixa”, finaliza Rebeca Toyama.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é fundadora da ACI que tem como missão desenvolver competências dentro e fora das organizações para um futuro sustentável. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.