Turismólogos do Estado vão conhecer a Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra D’Antas. Região é destino ideal para o turismo de observação de aves
Nesta terça e quarta-feiras, 18 e 19 de fevereiro, a técnicos da Empetur realizam visita técnica ao município de Lagoa dos Gatos, no Agreste do Estado, buscando planejar atividades de qualificação do trade turístico local.
A iniciativa ocorre em parceria com a organização Save Brasil e busca avaliar o potencial turístico da Serra do Urubu, especificamente da Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra D’Antas (RPPN), unidade de conservação ambiental do município. O local é considerado excelente ponto para o desenvolvimento do turismo de observação de pássaros, atividade que costuma atrair um público especializado e que se preocupa em preservar o destino visitado.
Durante a visita, a equipe conhecerá os atrativos da reserva, a exemplo do Jardim dos Beija-Flores, com a presença de mais de 20 espécies do animal, e a Torre de Observação de Aves, onde estão presentes cerca de 80 espécies, algumas delas raras ou ameaçadas de extinção. Para incentivar a observação de aves, a Save Brasil lançou em setembro de 2019 o 1º Guia das Aves da Serra do Urubu, que tem como objetivo divulgar a rica diversidade local.
“O ecoturismo é um segmento que cada vez mais tem conquistado espaço no roteiro de atividades a serem feitas pelos visitantes do nosso Estado. O Agreste vem se consolidando nessa área, tendo a cidade de Bonito como um forte representante. Lagoa dos Gatos, com a particularidade do turismo de observação, recebe agora nosso apoio para qualificar profissionais e aquecer o turismo da região”, pontua o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
A visita técnica a Lagoa dos Gatos é o primeiro passo para que seja iniciado um trabalho de qualificação do destino. Ela antecede o curso de formação de condutores locais,que será oferecido nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. A intenção é aperfeiçoar o trade turístico do município como foco no turismo sustentável.