Indústria de referência no mercado de porcelanatos, a Cerbras divulga o balanço comercial de 2020 no mercado de Pernambuco. No estado, a Cerbras cresceu 144% em vendas de metros quadrados de porcelanatos em relação a 2019, posicionando Pernambuco como o estado que registrou o maior crescimento dentre os estados brasileiros de atuação da Cerbras. Atualmente, a Cerbras tem atuação no Norte e Nordeste brasileiros e exporta para mais de 30 países.
“Pernambuco é uma praça muito importante para Cerbras. Marcamos presença nas principais lojas varejistas da região. Em 2021, a expectativa é que nossas vendas aumentem ainda mais após ampliação do nosso mix de produtos, que incluirão porcelanatos de grandes formatos (120cm x 120cm, 120cm x 60cm, 90cm x 90cm, 22,5cm x 120cm e 15cm x 120cm). A Cerbras será a única fábrica do Nordeste a produzir estes formatos que atendem às novas tendências mundiais de arquitetura e design. E vamos produzi-los com o que há de mais moderno no mundo em tecnologia de porcelanatos. Com a ampliação, a capacidade produtiva da fábrica chegará a 4 milhões de m²/mês, posicionando a Cerbras como uma das cinco maiores indústrias do segmento no Brasil”, destaca Mariana Mota, diretora Comercial e Industrial da Cerbras.
A previsão é que a linha seja inaugurada no segundo semestre deste ano e gere cerca de 150 novos postos de trabalho.
“Os novos investimentos da Cerbras em tecnologia reforçam a presença da empresa dentro do conceito de Indústria 4.0, o que hoje é considerado para nós um grande diferencial no mercado. Estamos buscando integrar ainda mais nossos sistemas, utilizando inteligência artificial na nossa rotina e otimizando nossos processos por meio da conectividade”, afirma Mariana.
A Cerbras
Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência, genuinamente brasileira, referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos. Atualmente, a empresa compõe o hall das 10 maiores do país, com capacidade produtiva de 38.400 milhões de m²/ano, incluindo as tipologias: Cerâmica, Porcelanato e Super Prime, esta última lançada recentemente de forma pioneira no Brasil, sendo a primeira cerâmica polida e retificada do mercado. “Unimos tecnologia, seriedade, credibilidade e fidelidade nas parcerias, sem abrir mão da imprescindível responsabilidade socioambiental e da participação humana em todos os processos”, reforça Mariana Mota.
Com conceitos fortes de responsabilidade ambiental, a Cerbras adota práticas sustentáveis eficazes. Reflexo disso é a ampliação do reuso da água tratada. Hoje, 100% da água da fábrica é reutilizada por meio de cinco estações de tratamento, que reaproveitam a água de cozinhas, banheiros e do processo de produção. A prática economiza 65.712 m³ de água por ano. Também são práticas adotadas pela Cerbras: coleta seletiva e reciclagem, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento de efluentes sanitário e industrial, reaproveitamento de ar quente e de 100% dos resíduos (caco cerâmico, pó cerâmico e a borra do esmalte), além da compensação vegetal das áreas degradadas na extração mineral. A Cerbras é ainda a empresa pioneira no Brasil, em seu segmento, a utilizar o biogás (Gás Natural Renovável) no processo industrial.
Infraestrutura
O Parque Industrial, localizado no Distrito Industrial III, Maracanaú-CE, abrange 86.137,67m² de área construída e opera com produção diária de cerca de 106 mil metros de cerâmicas e porcelanatos produzidos. A Cerbras comercializa seus produtos por meio de sua força de vendas em todo o Norte e Nordeste do Brasil. No exterior, está presente em mais de 30 países.
Em 2021, a Cerbras foi eleita uma das melhores indústrias para trabalhar no país, segundo o GPTW, sendo a única do segmento a integrar a lista. À nível regional, a Cerbras é uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará por nove anos seguidos, segundo GPTW. Atualmente, a Cerbras tem mais de 1.000 colaboradores.