Foto: Divulgação / SebraePE
Vencedoras representarão Pernambuco na final da premiação, mês que vem, em Brasília (DF)
Mais da metade dos novos negócios gerados no Brasil são liderados por mulheres. E para valorizar e inspirar ainda mais essa parcela crescente na economia nacional, aconteceu, na noite da última terça-feira (08), o anúncio das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, em quatro categorias: Microempreendedor Individual (MEI), Pequeno Negócio, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. A solenidade ocupou o auditório da sede da instituição, na Ilha do Retiro.
O evento foi marcado pela expectativa do nome das ganhadoras e também por momentos de muita emoção, com as empreendedoras compartilhando histórias de superação, sucesso e reconhecimento. A cerimônia ainda contou com uma palestra sobre capital feminino e o poder das mulheres, ministrada pela estrategista Carol Maia, especializada nas áreas de marketing, relacionamento e comunicação.
Diretoras do Sebrae/PE, Josiana Ferreira e Deborah Guerra acompanharam a premiação. “Celebramos as mulheres que fazem a diferença no Brasil. Ainda há desafios, como a falta de acesso ao crédito e a necessidade de conciliar vida pessoal e profissional, mas com a rede de apoio certa, as mulheres podem superar barreiras”, afirmou Josiana. “Atualmente, 34% dos líderes empresariais no Brasil são mulheres. O Sebrae busca oferecer programas voltados ao público feminino para apoiar essas empreendedoras”, completou Deborah. O superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, também marcou presença na cerimônia.
VENCEDORAS
As vencedoras da edição foram apresentadas pela gestora do Sebrae Delas em Pernambuco, Maria Eduarda Rocha, “O Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios existe para reconhecer a garra e a força das mulheres empreendedoras do nosso estado e do Brasil inteiro. Nessa noite, fazemos questão de celebrar ainda mais o empreendedorismo feminino”, comentou.
Em seguida, ela anunciou as vencedoras do prêmio, que este ano ganhou duas novas categorias: Negócios Internacionais e Ciência e Tecnologia, vencidas respectivamente por Ana Karoline Nascimento de Oliveira e Camila Vieira Viegas de Lima. A categoria Pequenos Negócios, por sua vez, foi vencida por Rafaela Cristina Mendes Gomes, enquanto Amanda Romana Silva Caldas venceu como Microempreendedora Individual. Excepcionalmente, não houve vencedora na categoria Produtora Rural nesta edição.
As empreendedoras pernambucanas ganharam certificado de participação, um presente e troféu de reconhecimento. Em novembro, a convite do Sebrae, elas viajarão para Brasília (DF), onde representarão o estado na derradeira etapa do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios. As cinco candidatas de cada categoria que ficarem em primeiro lugar na grande final receberão o troféu Ouro e um celular de última geração com câmera e capacidade de edição de vídeos e fotos, além de garantir lugar em uma missão técnica nacional do Sebrae.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi criado há 20 anos como forma de inspirar e incentivar pessoas e, principalmente, homenagear empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial. Mulheres que, à frente dos negócios, geram impacto social e econômico na região onde estão inseridas. Nesse período, mais de 200 foram contempladas pela iniciativa e, desde 2004, mais de 100 mil empreendedoras já se inscreveram no prêmio.
Confira as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios:
Ciência e Tecnologia
1º lugar: Camila Vieira Viegas de Lima – Viverde Casa
2º lugar: Rose Alexandre da Silva Figueiredo – Sophos 7
Microempreendedora Individual
1º lugar – Amanda Romana Silva Caldas – Estúdio de Fotografia Amanda Romana
2º lugar – Ana Paula Lins – AfroMaterna
3º lugar – Leda Raquel Cavalcanti dos Santos – Araras Recife
Negócios Internacionais
1º lugar – Ana Karoline Nascimento de Oliveira – Bidmex Consultoria e Organização Logística
2º lugar – Mércia Maria de Araújo Lima de Moura – Marie Mercié
Pequenos Negócios
1º lugar – Rafaela Cristina Mendes Gomes – Rafa Q Faz
2º lugar – Luzimar Silva – Luz Modas
3º lugar – Priscila de Almeida Malafaia Ramos – Vapor Cozinha Afetiva