Em ação inédita, salas de cinema adotam embalagens biodegradáveis

Reduzir o descarte de plástico, preservar o meio ambiente e promover uma experiência marcante para o público. Essas são as principais motivações que levaram o CONEBI – Consórcio Exibidores Brasileiros Independentes, formado pelos exibidores Cinesystem, Cineart, GNC e Moviecom, a trocar as tradicionais embalagens de pipoca e refrigerante por outras novas, biodegradáveis e passíveis de reciclagem, acabando especialmente com o uso de copos de plástico. A mudança já começou nos 114 multiplex do Consórcio, que somam 378 salas de exibição. A expectativa é que, até final de novembro, todos os consumidores de norte a sul do Brasil possam usufruir do benefício.

“O mundo está buscando novas e mais eficientes ações em prol do meio ambiente, e as empresas exibidoras do Conebi inovam ao lançar no mercado brasileiro as primeiras embalagens 100% biodegradáveis em seus cinemas. O desenvolvimento dessas embalagens envolveu muitas pessoas e recursos, e estamos felizes em poder oferecer aos nossos consumidores não apenas salas modernas, confortáveis e com projeção e som de qualidade, mas também produtos e experiências inovadoras, o que inclui a oferta de copos e embalagens biodegradáveis”, comenta o CEO da Consultoria Leverá, gestora do CONEBI, Marcos Oliveira.

Além dos sacos de pipoca, produzidos em papel que decompõe mais naturalmente e de forma mais rápida, os novos copos adotados são recicláveis e compostáveis, e possuem certificado de biodegradabilidade. A estimativa é que, após o descarte (que pode ser realizado em lixo comum), cada unidade se decomponha em cerca de 180 dias – um grande avanço frente aos resíduos plásticos convencionais, que podem levar até 400 anos para completar este mesmo ciclo.

A ação do CONEBI está alinhada aos três principais propósitos da entidade: melhorar a experiência dos consumidores, aumentar a eficiência da operação das exibidoras e desenvolver ações conjuntas em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês). A adoção das novas embalagens também atende legislação vigente em diferentes estados brasileiros que proíbe a comercialização e distribuição de itens plásticos, como canudos, em comércios, bares e restaurantes.

“Os cinemas não são apenas espaços de lazer e cultura. Vão muito além! Acreditamos que a conscientização coletiva pode e deve estar aliada ao entretenimento, por isso contar com mais essa ação sustentável nas nossas unidades é de extrema importância para todos. É algo que motiva”, defende o diretor Comercial e de Marketing da Cinesystem, Sherlon Adley.

SOBRE CONEBI
Criado para melhorar a experiência dos consumidores e promover maior eficiência e sinergia entre as operações participantes, o Consórcio Exibidores Brasileiros Independentes – CONEBI é fruto da união das empresas Cineart, Cinesystem, GNC e Moviecom. Juntas formam o maior grupo exibidor brasileiro e o terceiro maior em número de salas em operação no Brasil, com 114 multiplex e 378 salas de exibição. O Consórcio é gerido pela Consultoria Leverá – Conteúdo e Negócios e opera desde setembro de 2021. A associação operacional via CONEBI não altera o quadro comercial e competitivo entre as exibidoras participantes, que permanecem independentes e concorrentes.