A Delas Comunicação e Marketing é uma agência full service composta majoritariamente por mulheres que impactam o empreendedorismo feminino há quatro anos
No Brasil, 48% dos empreendedores são mulheres. Em números, a média representa 30 milhões de empreendedoras de um total de 52 milhões. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), que aponta ainda o Brasil como o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras.
Apesar da crescente, as mulheres enfrentam todos os dias desafios até maiores do que os homens, como o peso da dupla jornada, dificuldade de acesso a crédito e falta de representatividade no mercado.
Os dados da GEM revelam que 55% das empreendedoras criam seus negócios como forma de gerar renda para o sustento da família.
Com foco em apoiar, ensinar, capacitar e impulsionar essas mulheres, a jornalista e fundadora da Delas Comunicação e Marketing, Rebeca Nascimento, tem fomentado o ecossistema de empreendedorismo feminino. “Para que essas mulheres saiam deste lugar de sobrevivência e entrem num estado de mais respiro para pensar e desenvolver a criatividade, escalar os seus negócios e ter mais qualidade de vida é urgente e necessário encorajar e acelerar esse crescimento oferecendo as ferramentas certas”, explica Rebeca.
A Delas é uma agência pernambucana, fundada em 2018, que deu seus primeiros passos para fomentar o empreendedorismo feminino de Recife, ainda quando tinha apenas Rebeca Nascimento à frente do negócio.
“O modelo “eugência” funcionou muito bem durante os três primeiros anos de existência da Delas. Mas em 2021 com a chegada da pandemia, quarentena e isolamento social, o nosso fluxo de demandas aumentou consideravelmente. Os negócios físicos precisaram se adequar ao digital e aqueles que ainda não estavam nas plataformas digitais precisaram construir essa presença. O que culminou pela procura de diferentes setores do mercado pelos nossos serviços, uma vez que o ecossistema já conhecia o nosso trabalho. Em julho de 2021, coloquei em prática um plano de crescimento para agência que eu já tinha pré-estabelecido lá atrás e que vem funcionando muito bem”, comentou Rebeca.
Hoje, a Delas é composta por 20 mulheres em cargos de liderança, direção de criação de arte e entrega. Com o aumento do faturamento, a Delas gerou ainda mais melhorias econômicas, financeiras e sociais para outras mulheres e também para sociedade num todo. “Nossa agência tem em sua essência o viés de educação com a promoção de eventos, workshops, networking e geração de negócios femininos. Mas também de força de equipe e responsabilidade social. São mulheres promovendo o talento de outras mulheres, de todas nós profissionais e também empreendedoras”, explica Rebeca.
A agência full service oferece soluções criativas de Branding, Inbound Marketing, Lançamentos Digitais e Assessoria de Imprensa.
Para Rebeca, quando as ferramentas digitais são utilizadas de forma estratégica se tornam grandes molas propulsoras para o sucesso da marca pessoal e dos negócios. Em seu primeiro ano de existência, a Delas promoveu o Delas Talks Recife, um evento que reuniu mulheres que atuam em todas as esferas do mercado de trabalho para uma intensa troca de experiências com empreendedoras, influenciadoras digitais, comunicadoras, artistas e profissionais da área de saúde, marketing e vendas.
Ao longo de quatro anos, a Agência construiu vários cases de sucesso voltados para o digital, off-line, treinamentos, workshops e também transformações tecnológicas.
Rebeca destaca três trabalhos realizados pela Delas em diferentes segmentos. “Dobramos em seis meses o faturamento da Academia Supère, que sofreu bastante com os impactos da pandemia. Foi um trabalho de consultoria estratégica colocado em prática no momento em que os negócios do setor estavam se restabelecendo. O projeto iniciou na base e culminou no Instagram. O Delas Talk Recife foi também sem dúvidas um sucesso. Na pandemia nós trouxemos uma versão online. E o último, em fase final de criação, um aplicativo do IMP do Rio de Janeiro, que tem modelo assistencial parecido com o Imip. É um software de ponta que vai ajudar na gestão em saúde de Unidades de Pronto Atendimento – UPAs do RJ”.
Todos os trabalhos envolveram a expertise de profissionais mulheres com diferentes vivências e experiências de mercado não só da equipe Delas, mas também de presenças femininas do trabalho colaborativo de freelancer.
Para o futuro, a jornalista Rebeca Nascimento pretende continuar investindo em eventos que impulsionam o ecossistema de mulheres empreendedoras do Recife e, no segundo semestre, inaugurar o primeiro braço da agência, a Delas Tech.
“Hoje, a agência não oferece apenas ações digitais. Nós também promovemos transformações. A conexão diária com outras mulheres, através do digital, nos aproximou ainda mais da tecnologia. A Delas Tech nasce no segundo semestre e vai contar com a participação apenas de mulheres desenvolvedoras de site, plataformas digitais e aplicativos. Queremos aumentar cada vez mais a inserção de mulheres não só no campo da comunicação, mas também da tecnologia. Elas representam, hoje, apenas 37% de todos os profissionais no setor”, declarou Rebeca. Com a criação de um núcleo de inovação tecnológica, a Delas caminha para se tornar uma startup.
O escritório da Delas Comunicação e Marketing está localizado no espaço de coworking da Hub Plural, no bairro de Boa Viagem, em Recife, Pernambuco.